CIDADE DO RIO DE JANEIRO, UM PEDAÇO DE EUROPA E ORIENTE MÉDIO.
Quarta-feira, 25 de Outubro de 2024.
E mais o quê se falará sobre os tristes e vergonhosos acontecimentos que se sucederam na manhã dessa Quinta-feira na cidade do Rio de Janeiro? Na Zona Norte, no Complexo de Israel, nova nomenclatura para parte da favela de Parada de Lucas, haja vista que ali existem vários outros complexos, também próximo a outro deles, a cidade Alta, em Cordovil.
Não é de hoje que acontessem essas coisas por lá. Digamos que isso já é vezeiro. Mas as autoridades parece não saber lidar com aquilo. E a cada dia que passa, mais vai avançando as criações de complexos nessas áreas. E a população daquela redondeza, bem como as passantes daqueles locais, ficam a mercês da bandidagem, costumeiramente.
Este fato, hoje, despertou mais a curiosidade de todos pelo aumento das ações. A região foi totalmente bloqueada, paralizando toda a movimentação que ocorre ali diariamente. O resultado foram mortes e ferimentos de diversas pessoas, entre cidadãos comuns e vagabundos.
Todavia isso não é exclusividade daquela região da cidade, a Norte. Apenas muda o lugar, as pessoas e os horários. Mas elas acontecem sempre em toda a cidade. E, infelizmente, por mais que as autoridades cariocas nos informem de apurações, estudos e análises, bem como de providêwncias que tomam, isso diz o seguinte: quanto mais muda, mais fica a mesma coisa.
Nesse último acontecimento, um dos responsáveis se confessou incapaz para tal solução, havendo a necessidade de se dizer o seguinte a ele e a todos: Os Estados Unidos, atravessaram mares, de um continente (América) para outro, a África/Já no Oriente Médio, deslocando suas tropas, para tomarem o controle do Iraque, derrubando seu ditador Sadan Russei, alguns anos atrás.
Mas, diferentemente disso. as autoridades cariocas dizem não possuírem condições de fazerem o mesmo com relação às favelas da cidade. E é bom lembrar que o ministro do STF, Edson Fachin, em 2020, proibiu ações policiais nas favelas da cidade. Daí que, possuindo um ministro desse feitio, não se precisa nem mais de outros inimigos.
Também ontem à noite, 23, no Recreio dos Bandeirantes, agora na Zona Oeste da cidade, torcedores do Uruguai, que vieram ao Brasil assistir à partida de seu clube, o Penãrol, frente ao Botafogo F.R., do Rio de Janeiro, promoveram arruaças, distúrbios e quebra-quebra naquela região e, segundo consta, até assaltos a alguns.
Esse rol era de mais de 200 torcedores, contude só 28 deles foram presos e levados para a Cidade do Crime na região do Jacaré. E este serão processados por mais de um crime, segundo informaram as autoridades da cidade.
De muito que andamos lendo e acompanhando as coisas lá na Europa e parte do Oriente Médio, não há como dizer que não enfrentamos guerra em nosso país, também. Mesmo que em pequeno porte ou volume. Mas os resultados desses terrores são pra lá de idênticos, ou parecidos.
*Em tempo: há comentários de pessoas conhecedoras profundas desses assuntos de violência urbana na cidade do Rio de Janeiro, que se tomassem a ideia e iniciativa de saírem da favela para o asfalto, seu contingente de bandidos tomariam conta de toda a cidade de forma simples. É pagar para ver!