QUEM OU QUANTOS PODERÃO SALVAR CUBA DE SUAS MISÉRIAS ATUAIS?
Terça-feira, 22 de Outubro de 2024.
Após tanto tempo passado, será possível alguém afirmar que o mundo deveria manter o sistema de governo baseado nas teorias, e também teses, do Socialismo e do Comunismo? Por incrível que pareça, sim. Há muita gente que defende isso mundo afora, a ponto deste estar praticamente dividido ao meio.
E os avanços dessas tendências, estão tomando conta, passo a passo, de grande parte desse mesmo mundo. E até que se tenha exemplos de insucessos, e até de sofrimentos das populações sujeitas a esse tipo de regime, não há como se entender que este continue sobrevivendo e avançando.
Na atualidade, o exemplo de Cuba pode mostrar muito bem a realidade desse tipo de governo. Lá a situação está desesperadora. E já há um grande tempo que isso anda ocorrendo. Mas nesses últimos três, quatro ou cinco dias, a situação parece ter desgringolado de vez. O sistema elétrico cubano parece ter deixado de funcionar quase que por definitivo.
Isso está fazendo com que sua população amargue uma situção extrema em matéria de dores. Como sabemos, em Cuba há racionamento de tudo ao cidadão. E em alimentação isso é elástico, alcançando quase que toda sua população.
E com essas rações diminutas com as quais se vive lá, esta crise elétrica dá a impressão de estar fechando o caixão para todos, porque os poucos alimentos guardados em refrigeradores, ficam perdidos com tal racionamento e falta da energia do país.
O que será que pensam esses controladores daquele país? Não há nada lá que possa garantir uma vida tranquila a seus nacionais. As remunerações mpercebidas por eles é ínfima. E com salários baixos, comoé que se pode viver e ter uma vida digna? Praticamente Cuba não anda produzindo quase nada que possa garantir sua própria existência.
A título de detalhes, seria bom que todo o mundo acessasse a internet, para verificar a essência dessas verdades aqui colocadas. Incontáveis vídeos de cubanos já fora de lá, mostram essa situação. Sem montagens ou recursos apelativos. São trabalhos produzidos por simples cidadãos. A maioria jovem.
Também é possível verificar o número de fugitivos daquele país. Em maioria, esse povo tem escolhido o Brasil como destino dessa fuga. E entram por fronteiras de países limítrofes com o nosso. Grande parte usa a Guiana Francesa. Percorrem longas estradas em situações de todas as dependências possíveis. Submetem-se a muitas circunstâncias pesadas. De todos os tipos.
O mundo parece estar se tornando um caos total, porque a existência de guerras, somadas às mais pesadas intempéries que o assolam, vai transformando as vidas das pessoas atingidas, num verdadeiro terror. E não há como visualizar um futuro otimista, na maior parte das vezes.
*Em tempo: será que umas práticas nocivas e covardes de alguns brasileiros, a "quanto pior, melhor", tenha alcançado essa gente do mal no exterior?