VINHO DE GARRAFÃO

 

 

Vinho lá em casa, no interior de Santa Catarina, só entrava o de garrafão, Sangue de Boi, rótulo vermelho vivo, que papai comprava no Armazém de Seu Nelson. O valor era anotado em caderneta e pago no final do mês, com outros itens, quando ele recebia o salário.

 

Quem conhece, sabe que não é nenhuma bebida fina, cara, premiada ou de qualidade. Bem popular e barata é o que é.

 

A bebida era servida no almoço, em copo americano, para os donos da casa e, para as crianças, mamãe diluía uma pequena porção em água, à qual adicionava um pouco de açúcar. Era o suco disponível e nos deliciávamos. Membros da classe média, mais baixa que alta, não tínhamos recursos e nem conhecimento para adquirirmos algo de mais qualidade.

 

Foi só muito mais tarde na vida que vim a provar um bom vinho e conhecer um pouco a respeito de diferentes uvas, castas, terroir, origens, processos de vinificação e melhores marcas. Passei, então, a reconhecer e apreciar um bom vinho e ter mais discernimento para escolher uma garrafa. Entretanto, não desdenho do velho e popular Sangue de Boi, que nem sei se ainda existe, mas que fez a alegria da família naqueles idos de 1960 e 70.

 

Hoje em dia, há experts em vinho, os chamados Sommeliers, que fazem desse conhecimento sua profissão e são contratados pelos restaurantes de classe para sugerir a bebida aos frequentadores, a dita “harmonização” com o prato a ser servido. É uma profissão que requer anos de estudo, estágios em vinícolas famosas, dá status e é bem remunerada, diga-se de passagem.

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 19/10/2024
Reeditado em 20/10/2024
Código do texto: T8177387
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.