Tá faltando enxada

Hoje almoçamos. No almoço a nossa conversa atingiu o ápice. Pensei várias vezes seguir conselhos, opiniões externas:

" Entrega na mão de Deus"

" Não crie expectativas "

" Coloca limites"

" Deixa bater a cara"

" Seja ouvidos, dê acolhimento"

" Ele esta precisando de ajuda"

Não foi possível, tudo isto passou na mente, mas a força do amor foi maior e disse coisas que julgava ser verdades para mim e bom para ele.

Aqui escrevi a palavra " julgava " e neste exato momento veio a surrada frase: " Quem é você pra julgar? "

Nunca tive diálogo com o meu pai, com minha mãe quando criança, adolescente. Eu tinha era o cabo da enxada e os calos na mão . A única conversa que tínhamos era de manhã a caminho pra roça:

Meu pai dizendo" hoje você vai carpinar 11 braças. Acabando você pode ir pra escola.

Quem ler, o que vou escrever abaixo tenho certeza que vai dizer: hoje os tempos são outros.

Eu vou dizer : o que está faltando nos dias de hoje é cabo de enxada.

Tenho certeza se eu passar por profissionais da mente sera identificado um monte de recalques, traumas da infancia , resignificaçoes a serem trabalhadas.

Gente estou com 62 anos, sem desmerecer estes profissionais. O que me resta é viver, não vou ficar procurando pelo em ovo. Que se expluda os meus recalques! Eu quero é continuar deste jeito que me faz feliz!!

Pensando psicologicamente: não será a enxada uma coisa a ser resolvida? Um trauma de infância?

Não sei, mas certeza tenho : a enxada e a dureza da roça fizeram amar muito meu pai e minha mãe.

Hoje não tenho mais pai , apenas orgulho e saudade dele.

Em compensação ainda tenho uma mãe com 96 anos, com quem eu deito e rolo.Adoro acariciar seu cabelo de neve, fazer cafuné e dar beijos e abraços. Ganho cada sorriso dela!!!

Sorriso de mãe ainda é a melhor terapia. E eu tenho , de graça e sem marcar horário!!!

Jorge Sousa
Enviado por Jorge Sousa em 10/10/2024
Código do texto: T8170107
Classificação de conteúdo: seguro