SIMPLES EXERCÍCIO DE ADVINHAÇÃO
Quarta-feira, 9 de Outubro de 2024.
Desde o instante em que se desconsidera, e até se abandona, valores que se seguia e respeitava, em décadas passadas, e que foram totalmente desprezados nesse presente em que vivemos, o que se pode esperar da vida? Principalmente do futuro que nos espera?
Houvessem já criado aquela famosa máquina do tempo que alguns citam e citaram, conseguindo transportar um ser humano para o passado ou o futuro, permitindo-o observar e constatar as muitas mudanças pelas quais passaram a humanidade, seria lógico que um humano transportado do século dezessete ou dezoito, para os dias atuais, o que é que aconteceria com ele?
Colocá-lo num centro de uma cidade como o Rio de Janeiro ou São Paulo, num desses cruzamentos de ruas importantes e movimentadíssimas, provavelmente ele não resitiria muito. Só em respirar o ar que ora respiramos, altamente tóxico e poluído, ele teria um piripaque imediato, caindo duro onde estivesse.
Também a sonoridade em que nos submetemos, com barulhos e ruídos de todos os tipos e volumes, seus tímpanos não resistiriam de jeito nenhum. E imaginemos esse mesmo humano colocar-se diante de uma banca de jornal, com as milhares e diversas publicações, cairia duro na hora, também, em visualizar a pornografia ali exposta, com mulheres nuas, bem como otras cositas más.
Um outro choque que sofreria é ver as pessoas transitando de um lado ao outro, esbarrando-se umas às outras, sem contudo prestarem atenção em algumas delas, simultaneamente. Observaria a individualidade que hoje se expressa de forma absurda entre todos, onde ninguém está preocupado com os problemas e dificuldades que o semelhante apresenta. Eis a pura realidade em que vivemos nesses dias atuais.
Óbvio que o ser humano transportado de épocas passadas, não conseguiria, no mínimo, entender coisa alguma ao seu redor. Tampouco imaginaria como isso tudo aconteceu? Se perguntaria se tais transformações sociais, urbanas e afins, como aconteceram e ninguém deu fé? Ninguém mesmo.
O pouco aqui exposto já basta para mostrar o que é essa vida moderna em que vivemos. Todos sabem dos problemas e dificuldades que possuímos. Entretanto é bem possível que não saiba como sair disso tudo. O que maltrata a mente, o corpo e o espírito humano.
Isso tudo, somado, mostra que estamos vivendo dentro do próprio caos. E que o tempo passado nos fez adaptarmos a ele, passando a viver do modo adquirido. Apenas não sabendo como o resistimos, bem como até quando o conseguiremos?
Pra terminar, só mais um detalhe: onde estão os vários e muitos especialistas de todas as áreas pertinentes ao exposto que, além de não impedirem tantos revertérios, não conseguiram, sequer, acabar com partes ou o todo deles?
Em tempo: restou abordar sobre os aspectos da malandragem, da esperteza, da desonestidade que rola nesse nosso cotidiano. E de forma geral e absoluta.