Lembrando Paulo Freire

AQUI em Pernambuco e em várias partes do país houve, recentemente, homenagens ao Patrono da Educação no Brasil, Paulo Freire, grande educador e combatente das lutas sociais, criação do método de alfabetizaçao de adultos. Ele escreveu vários livros publicados, inclusive, no exterior. O mais famoso me parece que foi "Pedagogia do Oprimido".

Acho que é sempre oportuno lembrar alguns conselhos e opiniões dele: "Enquanto ensino continuo buscando, te procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenha, intervindo educo e né educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade". Uma jóia de conselho: "Não basta ler 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posiçao que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e que lucra com esse trabalho". Uma frase realista: "Ninguem liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: o homem de liberta em comunhão". E mais uma verdade: "Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual seu pôs a caminhar". Para fechar essas opiniões que adoro reler: " Quando a educaçao não é libertadora, o sonho do Oprimido é ser opressor". Viva Paulo Freire, um ícone da Educação. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/10/2024
Código do texto: T8163985
Classificação de conteúdo: seguro