Banhar-se na vida

Sabe, tem uns 15 anos que fiz uma faxina de vida em uma mudança. Aí entendi que seria por mim mesma. Cuidar das minhas filhas claro, o mínimo acordado com o pai aconteceu e acontece. Mas daí aprendi a caminhar usando os meus próprios pés. Quem falou que seria fácil?

A deficiência pôs a prova todas competências que julgava ter mas lavei o rosto e descobri que precisava me graduar e me especializar para cuidar da minha filha. Com a cara e a coragem enfrentei a EAD pois tinha pressa e urgência em aprender para cuidar dela. Com isso aprendi autonomia e ser pró-ativa. E da-lhe estudo, disciplina e compromisso. Assim me graduei. Ainda de beca iniciei a pós, precisava cuidar de minha menina que crescia alheia a tudo...

Mais estudo e mais o choro por me reconhecer no aprendizado! Valeu a pena! Entendi um pouco mais a minha menina.

Mais uma faxina, dessa vez me reconheci negra. Não fazia sentido alisar o que não era liso! Comecei a deixar os cachos livres. Estudar mais um pouco e me conhecer como negra. O que estava por conhecer. Outro banho, faxina, tomei. Me deixei lavar, me conhecer, me perfumar. Dessa vez foi mais profundo. Outras pessoas não me reconheciam, nem eu mesma! Já não era quem fui educada! Reconheço que gostei! Nem por isso foi tranquilo. Continuou pesado, mas fez sentido. Me senti feliz! Agora buscava o aprendizado motivada. Queria saber e tinha propósito definido. Não era a esmo, ou não era por que a vida me exigia. Era por mim. Me apaixonei pela vida! Hoje, sigo segura meu caminho. Tenho gerência de minha vida. Ela é simples, não sou rica e nem faço disto um fim! Vivo, eu e minha filha com dignidade, dou o melhor que tenho para nós. Precisei ter outros valores. Não eram os que aprendi e sim os que nos fazem felizes. Por tabela, vejo pessoas felizes ao redor. Uma das melhores coisas que nos pode acontecer é se banhar com as dificuldades, com as situações adversas, aprender e se adaptar com elas. Vale muito! Um dia de cada vez!