Por quem os sinos dobram

PENSO que a maioria das pessoas está cansada de tomar conhecimento das dores do mundo. De toda espécie de violência. Eu mesmo estou cansadaço, evitando até os noticiários. Sim,sei, como disse Malraux, que há mais dores no mundo que estrelas no céu. Só que mesmo desligando a tevê, o rádio e não lendo jornais, essas dores continuam sangrando dentro da gente porque somos todos irmãos, onde quer que estejamos. Não podemos esquecer isso.

Sempre quando me revolto e tento me desligar das dores do mundo, logo recordo da epígrafe do romance Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway. Ele cita parte de um poema de John Donne: " Nenhum homem é uma ilha,um ser inteiro, em si mesmo; todo homem é uma partícula do Continente, uma parte da Terra. Se um pequeno torrão carregado pelo mar deixa menor a Europa, como se um promontório fosse,ou a Herdade de um amigo seu, ou até mesmo a sua própria, também a morte de um único homem me diminui, porque eu pertenço à Humanidade. Portanto, nunca procurei saber por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti".

Não há como se omitir das dores do mundo. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/09/2024
Código do texto: T8147542
Classificação de conteúdo: seguro