UM FILME POLITICAMENTE INCORRETO

Na Netflix está disponível um filme que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021. Um filme politicamente incorreto, afinal um professor propõe a um aluno beber algumas doses antes de se apresentar à prova oral. E o próprio professor bebe umas doses. Aliás o tema do filme é justamente esse: o experimento que quatro professores de uma escola da Dinamarca fazem: eles se propõe a manter um certo nível de embriaguez durante o dia, o que melhora seus desempenhos na vida profissional e familiar. Tudo em horário comercial: a partir das 20 horas nenhum deles bebe.

O problema é que, como todo bebum, eles se propõe a aumentar a quantidade de álcool ingerido. E as consequências não são as melhores.

Mas não vou contar o filme todo para não estragar uma das melhores experiências que você vai ter ao assistir.

Filmes politicamente corretos geralmente são chatos e doutrinadores. Nada contra quem gosta de filmes edificantes e fofinhos. Eu mesmo me permito assistir filmes desse tipo pra chorar ou rir um pouco. Sou eclético para filmes e no tempo em que a gente alugava DVD em locadora eu assistia de tudo um pouco, do terror ao romance, do policial à comédia, com algumas excursões pelos filmes pornográficos. E o homem que nunca assistiu ou vislumbrou pornografia (está aí a revista Playboy que não me deixa mentir) que me atire a primeira reprimenda. Sei que você vai dizer que não assiste essas coisas quando estiver na presença da esposa ou namorada, mas às escondidas sei que você deu sua espiadinha. Conheci um cara que, na presença da esposa, andava como cavalo usando antolhos. Na ausência dela, ficava no pé da escada rolante do shopping center, fingindo que mexia no celular, só para ver a calcinha das mulheres que subiam. Ele próprio contava isso nos bate papos do trabalho. Portanto, sem lições de falsa moral ou risinhos cínicos: todos temos os nossos pecadinhos inconfessáveis. Um deles é já ter assistido pornografia.

Adoro filmes politicamente incorretos, irônicos e que me trazem um sorriso (irônico) ao rosto.

O filme dinamarquês DRUK - MAIS UMA RODADA proporciona tudo isso. Merecidamente levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

Enrolei um monte e só agora citei o título do filme, mas foi proposital: para despertar sua curiosidade, caro leitor ou leitora. O filme no final das contas é uma ode à amizade e um retrato da crise da meia idade, etapa da vida por quem quase todos um dia passamos. Super recomendo. A cena final é muito emocionante. O filme todo vale a pena o preço pago pela assinatura.

A Netflix tem um catálogo bem variado de filmes e séries. Tem para todos os gostos e todos os públicos, disponível para assistir legendado ou dublado (eu prefiro legendado, por que muito da graça da linguagem se perde na dublagem). Já assisti vários ganhadores do Oscar na plataforma. Por um preço bem razoável: se fosse no tempo das locadoras, eu alugaria no máximo três ou quatro filmes por esse preço.

Este espaço também é cultural. Quem dera alcance pelo menos dez pessoas que possam ser positivamente influenciadas pelas dicas de leitura e de filmes aqui contidas.