MINHA CALOI

 

 

Aproximava-se o aniversário de minha sobrinha e afilhada Ana. Faria quinze anos e eu prometera presenteá-la com uma bicicleta. Secretamente, tinha a ideia de usar o presente para aprender a me equilibrar e pedalar, pois eu nuca tivera a oportunidade, ou a sorte, de ter ganho uma em minha infância e juventude.

 

Quando mudamos do interior de SC para Curitiba, o dinheiro era curto e papai não comprou bicicletas para os filhos. Com o orçamento apertado, deu prioridade às necessidades mais básicas e importantes, alimentos, saúde, estudo, roupas, calçados. Fui às compras e decidi-me por uma Caloi Ceci rosa choque, com uma cestinha presa ao guidom e espaço atrás para eventual carona.

 

Era um modelo tradicionalmente usado por adolescentes, porém não me importei. Guardei-a na garagem do prédio onde morava e, lá mesmo, comecei a treinar. Demorei algum tempo para adquirir o equilíbrio necessário, porém não desanimei. Adolescente eu já não era. Estava pela casa dos quarenta e muitos e agilidade e  reflexos não eram os mesmos dos quinze. Dificuldades adicionais foram marchas e freio. Superados os desafios, senti-me pronta para deixar a garagem e tomar o rumo da ciclovia, que ficava a cerca de 500m de casa.

 

Logo eu estava habilitada a usar uma bicicleta de adulto. Meu companheiro comprou uma para si e outra para mim e foi uma alegria irmos juntos, pedalando, todo domingo pela manhã, quando não chovia, até o Parque da Barreirinha ou ao São Lourenço.

 

Na volta, cansados e com fome, passávamos em uma padaria, no caminho, e trazíamos um frango assado ou outra mistura para o almoço, que era terminado a quatro mãos, com arroz e salada, para completar o cardápio improvisado.

 

Reminiscências de nossa vida em comum, naqueles idos de 1980 e 1990. Nunca sofri uma queda e nem ralei os cotovelos ou os joelhos nessas aventuras ciclísticas. Pedalávamos sempre nas ciclovias, mas tínhamos que atravessar avenidas de grande tráfego.

 

Ao me aposentar, desisti da bicicleta e a vendi. Uma queda nessa idade  poderia causar fraturas e sequelas para o resto da vida.

 

Prudência e bom senso não fazem mal a ninguém.

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 31/08/2024
Reeditado em 02/09/2024
Código do texto: T8141322
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.