Política é coisa séria

Juro! Eu juro que política deveria ser algo sério, uma coisa mexesse com as entranhas dos cidadãos, e que nós desse um sentido de pertencimento a uma causa. Mas estamos é no Brasil e se você vir alguém fazendo guerra política é de suspeitar que essa pessoa quer garantir o dela pelos próximos quatro anos, e só. Não é patriotismo ou desejo insano de defender a democracia, não. É só o "farinha pouca, primeiro meu pirão". Vou generalizar? Não, pois toda generalização é burro, mas investigue direitinho que não é só por amor que o entusiasmado eleitor está até dormindo com a camisa da campanha.

 

Um conhecido de um conhecido de um conhecido meu disse que trabalhou na campanha de um certo senhor e na hora do primeiro salário pós-eleicão, descobriu que tinha que fazer uma contribuição de x% para o partido e de y% para o fundo secundário da campanha de reeleição de um candidado que acabará de ser eleito. O senso de justiça o fez sair e desabafar com um amigo sobre tamanha injustiça, não deu outra, o amigo ficou com seu emprego. "O salário era baixo, mas podia viajar de avião quando quisesse," como eu disse " não quero saber quem pintou a zebra, eu quero é o restinho da tinta".

 

O Grande Pai Nine Finger falou algo interessante em uma entrevista recente. Praticamente ele disse "Seja você a mudança que você quer ver na política " e que "Se você não fizer nada, o outro que você não quer ocupada o espaço ". Era mais ou mesmo essa a ideia. E ele tem razão. Depois do cachorro atrás do menino, da Dilmae, essa foi a melhor frase que já ouvi dos camaradas. Só tem um probleminha no meio do caminho: o sistema.

 

Aqui na Paraíba tinha um filantropo. Homem sem muitas posses e que dependia de doações para diariamente fornecer um copo de sopa a quem quisesse tomar. Não necessariamente aos mendigos, juízes e empresários e os comerciários tomavam também a sua sopinha, além de boa parte dos moradores em situação de rua que estavam ali pelas lagoa do parque Solon de Lucena. Eu tomava sempre.

 

Pois bem, o nosso Pedrão do sopão quis fazer diferente e se candidatou e foi eleito. Meme lembro do partido, era algo com aposentado no nome. A festa foi grande. Pedrão era Deputado Estadual. Agora iria fazer muito mais pelo povo. Ele deu algumas declarações e perguntaram se ele iria ser oposição ou situação ao governador, ele disse que seguiria os anseios do povo que foi o povo quem o elegeu. Pouco tempo depois, refutando a sua declaração, o partido falou que que o elegeu foi o sistema e que nunca ninguém foi eleito por dar sopa a ninguém.

 

Pedrão foi um candidato de um mandato só. Até o sopão acabou

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 29/08/2024
Reeditado em 29/08/2024
Código do texto: T8139748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.