ESTAMOS 'ENCRENCALHADOS'
Terça-feira, 27 de Agosto de 2024.
Já existem todas e quaisquer teses e teorias geradas sobre as situações cotidianas que envolvem a humanidade, a ponto desse autor desenvolver uma frase, que julga ser de sua própria autoria, haja vista que nunca a viu exposta em lugar algum: tudo já se pensou, falou e escreveu: só falta fazer. Sim, existe tanto blábláblá nessa vida, que chega uma hora ser necessário dizer: basta!
Poder-se-ia dizer que estamos passando situações perigosas nesse país. Mas isso não é novo. Pelo que consta, historicamente sempre vivemos assim, assustados, surpreendidos e decepcionados. Porque o âmbito público/político brasileiro é um tremendo de um vexame.
Essa história de dizerem que estamos sob uma ditadura da toga, é de encher o saco. Porque esta situação, quando acontece num país, carrega junto de si muito sofrimento físico de sua população. Também há muitas mortes e prisões. E é certo que parte disso já está acontecendo no Brasil, segundo consta. Mas ainda não está como em outras ditaduras em outras nações.
Entretanto, a situação que andamos vivendo, parece coisa de louco. Um elemento público, mesmo numa função de importância, não conseguiria tomar o poder de uma nação. E mesmo que conte com algum auxílio, este não é tão representativo assim, que lhe conceda tanta força.
Além do mais, os escândalos e ilegalidades a que essa pessoa se submeteu, já seria suficiente para que os poderes legais do país retirassem esse mesmo poder exercido. Mas o contra peso dessa situação, que seria o Congresso Nacional, através do Senado Federal, parece adormecido.
Pode até haver conluio entre tais poderes, mas a nação não pode aceitar que exista. Há muita gente decente nela. Gente que não compactua com as arbitrariedades, sejam lá quais e de quem for.
Segundo consta, o ministro Alexandre tem muita coisa ruim em sua vida pública. E tudo está exposto na imprensa. E com a facilidade que a internet nos brinda, é fácil apurar-se tudo quase que rápido e imediatamente.
A gravidade maior é saber que no universo público/político brasileiro, há um contingente enorme que possui lastro de desonestidade. E crimes. Mas dentre esses, há aqueles que possuem o poder de atrapalhar tudo. Principalmente as apurações, bem como as mostragem dessas tramoias todas. Também as possíveis punições aos arbitrários. E, a grosso modo, existe uma auto proteção dos infratores das leis a si próprios.
Estamos caminhando para uma verdadeira revolução social. O crime já extrapolou todos os limites do aceitável, a ponto de se poder afirmar que criminosos são em maioria em relação à população ordeira e pacífica do país.
Por fim, estamos num emaranhado, que pode ser classificado através de um neologismo desse autor: ENCRENCALHADO