A TRANQUILIDADE DO PAÍS JÁ NEM ANDA ACONTECENDO

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024.

Morar e viver em apartamento tem seus prós e seus contras. E essa é uma afirmação óbvia. Mas existem pessoas que não gostam. E sou até um deles. Mas a vida nos leva de roldão, fazendo-nos muitas das vezes submetermo-nos nesse tipo de situação.

E resido num edifício alto. Até nos andares últimos, o que me permite ter uma visão das adjacências, bem como se pode observar a movimentação que acontece por aí. E da janela da área, que fica num plano paralelo ao da rua, pode-se assistir diariamente os deslocamentos dos automóveis e também de pessoas.

Toda vez que chego nessa situação, fico olhando tudo de forma tranquila. Mas interessado no que visualizo. E mesmo com certa movimentação, dá para verificar que todos agem com naturalidade, dando a impressão de que a vida rola normalmente para todos.

Mas não é exatamente assim que acontece. Quem segue os acontecimentos pelo rádio, pela televisão, pela internet, sabe que nosso país está passando por situações graves. Os piores aspectos nesses últimos tempos estão no âmbito da justiça. Principalmente da segurança pública.

Aí, com esse resultado, descobre-se que estamos vivendo num verdadeiro inferno. É crime até não acabar mais. E a bandidagem também já anda estrapolando seus limites e quantidades. Faz lembrar do samba do Bezerra da Silva, que aborda sobre isso.

Também, atualmente, com todo esse imbróglio criado pelo jornalista Glenn Greenwald, onde soltou uma verdadeira bomba esta semana, denunciando atos irregulares do ministro Alexandre de Morais, ainda prometendo muito mais do que esse pouco que já lançou nas mídias.

Mas essa limitação foi suficiente para sacudir o país. A internet, por exemplo, anda fervendo em suas movimentações. E dando-se os devidos descontos de exageros e até invencionices, o resto é para que nos preocupemos, sim. São muitas sujeiras envolvidas. E sendo por quem está envolvido, é de uma gravidade colossal.

O Congresso Nacional no dia de ontem, manifestou-se a respeito. E já há lista de congressistas que assinaram o pedido de impedimento daquele ministro. Até nem é o primeiro que surge, já houve outros. Só que estes ele conseguiu interromper seu fluxo. Mas o de agora está rolando diferente. A sede de tanta gente em querer a cabeça (metaforicamente) do ministro é que é responsável por tal estimulação.

E o teor das denúncias de Glenn Greenwald é muito grave e profunda. E este promete repercuti-la da forma mais abrangente que puder. Nisso, a galera vibra enormemente. E, por certo, mesmo o ministro não dando mostra de incomodar-se com elas, seria bom ele se preparar para o pior, seja lá o que acontecer com tal desfecho.

A vida pode até parecer normal e tranquila no país, mas em sua profundidade a situação não passa nem perto dessa aparente tranquilidade. Atualmente o mundo vive em sobressaltos. E suas populações vão a reboque disso. Daí que, aqui no Brasil, não há como ser ou estar diferente. O povão que coloque suas barbas de molho, bem como se precavenha e proteja-se do melhor jeito que puder.

E tudo o que está aí de forma absurda, nem precisaria estar. A população parece não se importar com confusões. Daí viver criando-as quase que diariamente. Sendo assim é bom lembrar de um aforismo da sabedoria popular que diz: "quando a cabeça não pensa, o corpo é que(m) paga".

*Em tempo: Num breve vídeo no Youtube o jornalista Gleen Greenwald faz um resumo do que apresentou até agora sobre os escândalos envolvendo autoridades judiciais no país, bem como garante que irá publicar mais conteúdo doravante.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/08/2024
Código do texto: T8129993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.