Recordando o Zé Carioca

 

Pessoal, esta imagem é da capa da revista Tio Patinhas n0 207, de setembro de 1982. Sim, tem mais de 40 anos, mas meu exemplar ainda está em bom estado.

Podemos ver um combate de todo improvável: Zé Carioca duelando a espada com o Mancha Negra. Ora, é uma imagem meramente ilustrativa para a história "A invasão dos piratas", episódio 2 da "História de Patopolis".

Quem conhece o Zé Carioca sabe que esse papagaio não iria enfrentar o Mancha Negra no peito e na raça. Na verdade, na HQ em questão, ele é um medroso de marca maior, usando subterfúgios para se dar bem.

Em tese não são os autênticos personagens mas seus antepassados, Zé Cariboca (sic) e o pirata "El borron". Detalhe curioso nos quadrinhos Disney, os antepassados em geral são iguaizinhos aos personagens, inclusive no caráter ou na falta dele. Essa história se passa em 1789 quando a ainda nova cidade de Patopolis, então ainda governada pelo seu fundador Cornélio Pato, é ameaçada pelos piratas de El Borron.

A história é muito engraçada. O Zé Carioca autêntico tenta contar a aventura de seu antepassado, dourando a pílula, embora o Professor Ludovico esteja mais bem informado (ou pelo menos tenta contar a verdade).

Zé Carioca foi criado por Walt Disney em 1941, na sua viagem ao Brasil, e ao que parece inspirado em várias figuras do nosso meio artístico.

Já o Mancha Negra foi criado por Floyd Gottfredson, da equipe de desenhistas de Walt Disney, em 1939.

 

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2024.