BRASIL: UM PAÍS EM DESENVOLVIMENTO, SEMPRE
Quarta-feira, 7 de Agosto de 2024.
Desde muitas décadas atrás, sempre se ouviu dizer ser o Brasil um país em desenvolvimento. Sendo assim, depois de tanto tempo passado, esta já deveria ser uma realidade nos dias atuais. Mas bem o sabemos, esta realidade está passando ao largo. E muito.
E já que estamos em tempos de Olimpíadas 2024, dá muito bem pra saber que a nossa posição nela não é nada animadora, haja vista que estamos incluídos entre os cinco maiores territórios mundiais. Portanto, seria lógico que estivéssemos, no mínimo, na quinta posição nela. Mas até nesta data só alcançamos a décima sétima posição.
Isto vem ocorrendo em todas as olimpíadas acontecidas até aqui. Não conseguimos lograr êxito em alcançar, no mínimo, a quinta posição dentre as demais nações. Claro que isso possui muitas explicações. A primeira delas tem a ver com a corrupção que rola em nosso país, onde as verbas são quase sempre desviadas de seu foco, indo para os bolsos dos espertalões de plantão, que são muitos em nosso país.
Uma das principais marcas desagradáveis que possuímos são as mentiras. Essa gente mente que nem sente. Mas, parece, a população nem liga para isso. Há uma espécie de dormência nela. E até já se aceita isso com muita naturalidade. A prova é que em eleições, ela consegue eleger sempre os mesmos. E escolhe dentre os piores desse rol.
Não há como esquecer de uma famosa frase de Lula, lá por volta de 1993, quando disse aos quatro ventos que no país "existem 300 picaretas no Congresso Nacional". Ninguém nem ligou para tal. E essa situação continua até hoje. Mas não se ligará para ela, também.
Enfim, continuaremos a nos desenvolver. Só não se sabe até quando. E, pelo jeito, ainda esperaremos por muitos séculos. Não há que se duvidar disso.