A vida é uma bolacha!

Presenciei uma criança de 6 anos ouvindo a frase “A vida não é um morango” pela primeira vez, a qual ela retrucou com “A vida não é um morango! É uma bolacha!”. Pensativa, eu perguntei-lhe:

-Por que você disse que a vida é uma bolacha?

-Porquê!

-Sem nenhum motivo?

-Não sei o motivo, só acho que a vida rima com bolacha.

Expliquei-lhe um pouco sobre rimas e, mesmo vendo que a metáfora citada havia saído despretensiosamente, fiquei pensativa sobre algum possível significado. Seria o formato redondo? Não, nem todas são redondas e isso nada tem a ver. Pensei no sabor doce, mas nem todas são doces, seria mais fácil se ela tivesse me especificado qual o tipo de bolacha. Depois de muito pensar sobre as várias possibilidades, eu finalmente percebi que justamente isso pode ser comparado a vida.

Assim como nas bolachas, a vida depende de nossas escolhas. E a depender da decisão, o sabor pode ser mais salgado, mais doce, talvez até venha um gosto ruim, mas que foi necessário experimentar. Além disso, pensei também sobre sua fragilidade, é preciso carinho ao manusear, pois com falta de gentileza e atitudes negativas, quebra fácil! E cá entre nós, é horrível comer bolachas quebradas, elas ficam esfarelando, sujando lugares que nada tem a ver.

Para finalizar, refleti sobre o gostinho de quero mais. Independente de quantos diferentes sabores experimentamos, ou se encontramos algumas bolachas quebradas, no final, mesmo que demore um pouquinho, vem novamente a vontade de comer mais uma. O que vale é saborear com gosto cada mordida, mas ninguém gosta quando chega na última bolacha do pacote.

De fato, a menina tinha razão. Dei um sorriso ao concluir meu pensamento “é, a vida é uma bolacha!”. O problema é que enquanto eu ainda sorria pelo sucesso na busca por respostas, a mesma criança me lançou um questionamento.

-Você acha que a vida é um morango, uma bolacha, ou uma besteira?

-Acho que depende do dia, talvez as bolachas sejam a melhor resposta. Mas principalmente, acho muito cedo para você andar estudando filosofia.

Roana Beatriz
Enviado por Roana Beatriz em 04/08/2024
Código do texto: T8121688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.