É CONFUSÃO PRA TUDO QUANTO É LADO NA VENEZUELA
Segunda-feira, 29 de Julho de 2024.
É impressionante como a inteligência humana não consegue prevalecer em muitas das circunstâncias que nos rodeiam. Gerar confusões e situações às vezes perigosas é quase uma prática corrente nesta vida.
A situação na Venezuela é uma delas. Um ditador resolve apegar-se ao poder de forma perene, coloca sua nação e seu povo sob circunstâncias pesadas e sofridas. E tudo é mostrado para quem o quiser ver. Mas nada muda. Tudo permanece como dantes no quartel de abrantes. Uma pena.
A única alternativa para mudança desse quadro não se dará na forma interna. Até muito pelo contrário. Talvez nem ações de outros países consigam resolver tal imbróglio. E muita gente faz apelos aos deuses, santos e afins. Mas parece que nem assim isso se resolve.
Quem sabe uma ação cósmica o resolva? Há tantos planetas, meteoros e bólidos ao redor do mundo que, de repente, um deles entre em choque com o nosso planeta, com isso resolva tudo de uma vez só. E para sempre.
Óbvio que se está aqui praticando um exercício figurativo. Não há como acontecer um fato desse tão grave que atinja a todos no mundo de uma vez só. Se o problema é localizado, este tem que ser resolvido cirurgicamente, como dizem, sem afetar adjacências ou proximidades.
Mas algo tem que acontecer para resolver a situação da Venezuela. Os fatos mostram os absurdos pelos quais passa essa nação. De uma situação privilegiada há alguns tempos atrás, converteu-se num verdadeiro pandemônio, a ponto de boa parte de sua população fugir do país, espalhando-se por diversos países. E o Brasil absorveu uma boa parte desse contingente.
Registre-se que esse ditador está com seus passos controlados pela justiça internacional. Não pode ir para grande parte dos países porque sua prisão seria imediata. Apenas alguns deles, de mesma linha irregular que a Venezuela, o receberiam sem correr risco de ser aprisionado.
A eleição de ontem ainda não chegou ao seu desfecho. Há muitos confusões e desencontros na apuração. Segundo a oposição esta venceu tal pleito. Mas o mesmo diz e informa a situação. De fora, muitos torcem contra o ditador. E o querem ver fora do país. Conjecturaram dias atrás que sua família já havia fugido do país.
Interessante mesmo será observar a situação do Brasil com relação a essa confusão toda. Maduro e Lula chegaram a trocar farpas entre si por discussões envolvendo várias situações. E, segundo consta, suas relações foram abaladas. É pagar para ver seu desfecho.
E indagações cabem numa situação como essa. Como alguém pode aceitar, compactuar, concordar, seguir e fazer apologia de um ditador criminoso e sua ditadura malvada, sem imaginar que se torna um igual, apaniguado, cúmplice e, talvez, até pior que ele?