UMA ESTRUPADA INCONSTITUCIONAL
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024.
“O Supremo tem esse grande papel de controle sobre os outros Poderes"
A frase inicial desta matéria é de autoria do ministro Flávio Dino. Que fala de um papel destacado que o Supremo Tribunal Federal, STF, tem a produzir no país, doravante. Mas que já o vem fazendo de algum tempo para cá.
Não fosse trágica, seria cômica. Porque ele demonstra desconhecer as premissas de nossa própria Constituição Federal. E é claro que ele o conhece. Mas que desvirtuou-se no respeito à mesma. E surpreende sua condição de último ministro colocado ali pela Presidência da República, com o aval do Senado.
É de se imaginar o que pensa essa mesma Presidência, bem como os presidentes da câmara e do senado. E de resvalo, o pessoal das Forças Armadas, que veem vergonhosamente a nossa Lei Maior ser praticamente estrupada numa afirmação como aquela.
Deve-se supor que a Democracia se perdeu neste país, porque se membros do próprio STF, têm o despautério para uma afirmação como essa, é um péssimo sinal para nós do que anda nos esperando em futuro próximo. Se já não em nosso presente, mesmo.
Causa espanto é que mesmo causando um rebuliço no país, apenas se viu reação de poucos. Parece até que já se acostumou com os absurdos perpetrados por aqueles ministros. E um deles, passar por cima de nossa própria Constituição Federal, já basta para que os outros dois poderes e as Forças Armadas tomem as providências que cabe tais circunstâncias.