MAS RAPAZ !!!
Sábado, 25 de Novembro de 2023.
Mas rapaz !!!
Essa é uma expressão popular que transmite uma surpresa excessiva. E isto não poderia ser diferente nestes últimos dias, onde o Senado Federal aprovou a votação da PEC 8/2023, que define limites para atuações de sinistros no STF, desfazendo o que eles vinham praticando com os famosos votos monocráticos, em questões que requereriam decisões do conjunto de ministros no plenário.
Mas isso não é nada importante com o desenrolar posterior dessa votação, onde vários daqueles ministros se insurgiram contra a decisão senatorial anteontem lá em Brasília. Chegaram a ponto de ameaçar alguns congressistas, haja vista que muitos possuem processos contra si, rolando naquela casa, o STF.
E foram adiante, deixando a ver suas verdadeiras posições com relação àquilo que se está buscando neutralizar. O poder que eles se auto definiram, tornou comum a muitos afirmarem que o país já está sob um verdadeira ditadura. No caso esta é da toga. O que, de imediato, contraria a Constituição Federal em vigor.
Também dois daqueles ministros se excederam em seus protestos. O ministro Gilmar Mendes caiu em desgraça verbal quando afirmou que "Lula só está no poder por ação do STF". Isso por si só já deve ser considerada uma fala abusiva e ofensiva. Também desrespeitosa ao país, ao povo e aos congressistas. E passível de punição das leis.
E o ministro Barroso joga n'água toda e qualquer alegação de inconstitucionalidade que possa. Esse pessoal deveria ouvir e olhar a eles próprios. Porque o que já falaram a respeito de absurdos não está no gibi. Também não podemos esquecer as críticas e ofensas mútuas que se fizerem uns aos outros, dizendo coisas estarrecedoras, em muitas das oportunidades.
Um deles, que já não faz parte daquele rol, o ministro Joaquim Barbosa, certa vez teceu críticas e mesmo ofensas ao ministro Gilmar Mendes. E fosse esse um país sério, aquelas palavras deveriam serem seguidas de ações punitivas contra o acusado. Mas tudo não passou de mero palavrório. E assim esse grupo continua a agir arbitrariamente contra a Lei, o povo e a própria Constituição Federal.
E há uma situação arriscada doravante com relação à passagem da PEC 8/2023 pelo Congresso Nacional. O presidente daquela casa foi recentemente beneficiado com benevolências criminais, digamos, pelo ministro Gilmar Mendes. Isso incide dizer que ele, o Arthur Lira está, também, nas mãos daquele ministro. E já até antecipou que empurrará com a barriga o andamento de tal PEC para não se sabe até quando. E onde.
Enfim, todo esse imbróglio caberá apenas ao povão resolver. E mais ninguém.
*Em tempo: cabe ressaltar que este país nunca foi, não é e não será um país sério. E que não esqueçamos de 1962, quando lá em Paris, França, um desembargador brasileiro fez essa famosa afirmação, que até foi, enganadamente, atribuída ao General DeGaulle.