Remasterização
Evanescence remasterizou e relançou seu álbum Fallen, e Muse fez o mesmo com o seu Absolution, ambos de 2003. Por coincidência, as duas edições comemorativas de Aniversário de 20 anos foram lançadas no dia em que completei 34 anos.
Duas bandas de rock, cujas músicas serviram de trilha sonora em fases diferentes da minha vida, decidiram juntar forças para mostrar que não sou mais um adolescente.
Remasterizar: refazer uma obra, remontá-la de forma ligeiramente diferente, fazer ajustes, suprimir algumas partes e reforçar outras. O resultado final é diferente, mas ainda assim, igual.
Neurocientistas descobriram que toda vez que relembramos um episódio do passado, o cérebro reconstrói essa lembrança refazendo todas as milhões de conexões entre neurônios que formam essa memória. Nesse processo, ocorrem alterações: informações se perdem, são distorcidas, substituídas. Nunca lembramos de uma coisa exatamente da mesma forma.
Relembrar é remasterizar o passado.
Com certeza, não sou mais aquele rapaz de 14 anos, mas ainda sou a mesma pessoa. Isso de certa forma é assombroso. É ser e não ser ao mesmo tempo.