Escrevo, logo existo

Hoje queria falar sobre uma criatura exótica, misteriosa, quase mítica. Historiadores divergem sobre a data exata de seu surgimento, mas haveria indícios de atividade por volta do ano 4.000 a.C. Aliás, o que faria DESTA a profissão mais antiga do mundo (e não aquela). Mas, afinal, o que é? Onde vive? Do que se alimenta? Como se reproduz… esse tal de Escritor?

Muitos já tentaram definir o escritor. Segundo o dicionário, é aquele que escreve; que se expressa através da arte da escrita. Para o peruano Mário Vargas Llosa, os escritores são como “exorcistas de seus próprios demônios". Já para o americano F. Scott Fitzgerald, “não são exatamente pessoas. Se forem bons, eles são um monte de pessoas tentando se transformar em uma pessoa só.” O português Fernando Pessoa foi mais longe: chamou (o poeta) de fingidor. Seu compatriota José Samago acredita que “ser escritor não é apenas escrever livros, é muito mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção.” A francesa Simone de Beauvoir se autodefiniu como uma “uma mulher escritora, não uma dona-de-casa que escreve, mas alguém cuja existência, em sua totalidade, é comandada pelo ato de escrever.”

A autora brasileira Miranda Both, futura prêmio Pulitzer, Nobel de Literatura e Jabuti (tá ouvindo, Universo? Vamos manifestar logo) acredita que os escritores são psicógrafos da própria alma. Muitas vezes, nem é do cérebro que os dedos recebem os comandos, mas de algo além.

Basicamente qualquer pessoa pode se tornar uma escritora, mas o colombiano Gabriel García Márquez pondera que “se você quiser ser um escritor, deve ser um dos bons. Afinal de contas, existem melhores maneiras de morrer de fome.”

É, o escritor é uma criatura resiliente. Diria mais: sobrevivente! Foi se adaptando ao seu tempo, cultura e costumes. Resistiu, não sem dor, à ditaduras, guerras e pessoas sem imaginação. Mas ouso dizer que nunca entrará em extinção. Enquanto houver beleza, amor, terror, ciência, criatividade e vida, haverá alguém para convertê-los em palavras.

Instagram: @mirandaboth_

Miranda Both
Enviado por Miranda Both em 02/10/2023
Código do texto: T7899489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.