Como dançar a Dança

A dança é um exercício mas também é um relaxamento.

A dança seduz e enfeitiça.

Aqueles que a desdém são os que mais a querem e invejam.

A música nos é apresentada em vários ritmos: bolero, samba, valsa, forró, vanerão, chamamé, entre outros tantos, mas é a dança que a completa, em simples passos, ou floreios elaborados, pronto então temos o conjunto pronto e acabado. NÃO!

Falta aí a alma do conjunto, talvez o principal, "aqueles que dançam!"

Existem aqueles que sabem os passos, e que sabem conduzir alguém na dança. Todos olham e acham "bonito" e "legal", dizem até, "você dança bem". Parabéns! Eu o chamo de dançador.

Mas existe um outro nível, existe o "dançarino", para o identificar basta olhar, ao dançar ele sorri, porque a dança nada mais é que o sorriso no corpo da gente.

Se o observar mais um pouco verá que ocasionalmente fechará os olhos, pois ele não precisa de espaço, pois nem no chão ele está, ele flutua na melodia, no ritmo ideal.

Verá também que ele tem postura, ele não balança o corpo, nem requebra, ele segue simplesmente a dança, da postura altiva da Valsa, da postura ereta de um vanerão, da sensualidade de um bolero ou o acochado de um forró.

Sim, ele sorri, sorri de felicidade, de fazer parte de uma "magia" que a poucos pertence, que é "o dançar".

Quando você dançar com a alma, você será capaz de entender, quem dança de verdade desliga, flutua, não há mais nada nem ninguém em volta, e quem percebe evita até encostar.

Isso é precioso.

Quando você dançar assim estará anos-luz à frente de outras pessoas.

Você será a Alma da Música e da Dança.