QUEM DOBROU O CANTO DA PÁGINA?

Quem dobrou o canto da página?

O canto dá página estava dobrado, uma coisa que muito me irritou. Achei absurdo alguém pegar um livro que não lhe pertence e dobrar as pontas.

Estávamos na Biblioteca pública de minha cidade as 09:00hs da manhã de uma segunda feira; o ano era 1977 e, precisávamos de conteúdo para a aula de história geral as 14:00h, que abordaria o assunto da Revolução industrial.

Éramos cinco alunas que formávamos a equipe para a realização do trabalhou, e o livro já havia passado pela mão de cada uma, até que chegou em mim. Eu olhei para elas quando vi a página dobrada daquele jeito e quis perguntar quem o havia feito, mas resolvi observá-las para descobri. Então começamos a fazer o trabalho.

Lúcia ficava responsável pela capa, pois sabia desenhar letras como ninguém, e seu trabalho era de um esmero impressionante. Mara, era responsável pela biografia de cada inventor, Petrolina era quem descreveria os inventos, gorete faria as notas de rodapé e a mim caberia Apresentar o trabalho, por isso precisava ler a parte de todas, para fazer uma redação e depois explicar na frente da classe!

Fiquei observando discretamente a maneira como cada um tratava seu material de estudo, para descobrir quem teria coragem de dobrar a página de um livro de biblioteca pública, mesmo sabendo que, se devolvêssemos daquele jeito, poderia nos custar uma punição.

Não consegui descobrir, então peguei o livro e comecei arrumar as páginas com bastante cuidado e enquanto o fazia dei uma olhada para ver se alguma delas se acusava e pediria desculpa, o que não aconteceu. Bem, devolvi o livro à bibliotecária.

Como já fosse agora mais de 12:00h, fomos direto para escola, fizemos um lanche na cantina e aguardamos o horário da aula.

Nervosa com a apresentação do trabalho, até esqueci a história do livro. Chegando a hora de nossa equipe se apresentar, minha ficha plano de aula estava toda pronta e, de posse dela, fui até a frente, enquanto Lúcia entregava o Trabalho com uma bela capa para a professora!

Tudo terminado, parece que a explicação tinha sido muito boa e todos pareciam satisfeitos. Aguardamos então a professora anunciar a nota de cada equipe. Quando ela pede silencio e revela, que nenhuma equipe havia alcançado a nota máxima, pois a única equipe (a nossa), que apresentou um trabalho e uma explicação de maneira brilhante, perdera 3 pontos por causa de uma ponta de folha dobrada para dentro do caderno de apresentação.

Bem, se ninguém havia se manifestado antes para confessar que dobrara a página do livro, agora mesmo é que não iria fazer, pois causara um prejuízo para toda equipe. Apesar de contrariada, resolvi não tocar mais no assunto e a partir desse dia, decidi que ao invés de apresentar o trabalho verbalmente, ficaria sempre responsável pela entrega do material físico, para evitar dissabores.

Seguimos com nossa equipe, com nossa amizade até o final do colegial, quando todas nós assumimos rumos diferentes na vida e, quatro de nós, nunca soubemos quem dobrou o canto da página!

25/06/2023

solange lisboa
Enviado por solange lisboa em 27/06/2023
Código do texto: T7823455
Classificação de conteúdo: seguro