Calcanhar-de-wittgenstein — O atiçador de lareira


Ainda não lhes contei a novidade: comprei uma escova de crônicas na lojinha do fazedor de haicais Jonas Loebim — que agora funciona numa casa de fundos na rua Pereira da Costa, em Madureira. Usei-a sem perda de tempo em "Calcanhar-de-wittgenstein — A vassoura no canto", publicada na madrugada de hoje neste Galho de Arruda.

Foi esse grande amigo dos poemas curtos e professor de histórias da filosofia quem me aconselhou a dar um jeito de mencionar ali — o que acabei deixando para esta segunda crônica, como vêem — o episódio do atiçador de lareira em brasa com que Ludwig Wittgenstein quase acabou com a vida do crítico maior do historicismo, Karl Popper, durante uma palestra na Cambridge University, em 1946. Este último criticava acerbamente o aforismo wittgensteiniano onde se afirma, com todas as letras e especiosa sustentação, que as questões filosóficas não passam de problemas lingüísticos. Não fosse a intervenção de Bertrand Russell, promotor do amistoso ("Wittgenstein, put that poker down at once!"), essa reunião de belos humanistas daria em morte e cadeia.

Muito engraçado.

Os que me leram "A vassoura no canto" lembram-se certamente de que ficou ali um cabo de vassoura sobressalente, para uso inortodoxo nesses lógicos de uma figa cujas eternas lucubrações nunca contribuíram para resolver os grandes problemas do mundo.

Observem a data do angu-de-caroço filosófico lá em cima; brigavam nos campos de honra da semântica, da lógica, quando acabávamos de sair de uma guerra de todos os absurdos.

Vaidade das vaidades...

Mas Wittgenstein comeu mosca. Em vez de brandir o atiçador quase assassino — lamentável confissão pública de maus instintos —, podia muito bem ter dado umas vassouradas no desafeto intelectual, recebido umas bolachas de volta, e pronto. Não tinha um cabo de vassoura de bobeira no versículo 60 de suas Investigações filosóficas? Então!... Passava uma noite, se tanto, atrás das grades, mas dava uma solução mais prática ao seu grave cochilo filosófico.


[16.12.2007]