A corrida de Paranapiacaba

A previsão, baseado no brilho da estrela solitária foi assertiva. O dia amanheceu ensolarado de céu azul.

Livre da neblina pude agora contemplar melhor esta vila situada no alto da serra do mar, rodeado por Mata Atlântica. A parte baixa reproduz uma tipica vila inglesa do século 19, inclusive há uma réplica do Big-Ben de Londres.

Regressemos à corrida.

Na largada aglomerado de atletas que aos poucos vão se distanciando um do outro.Em algum momento , já passado da metade do percurso eu estava só. Olhei para a frente , ninguém, para traz uma gorota dobrando a curva distante de mim uns 200 metros.

Na trilha íngrime pedras escorregadias, nas laterais o verdejante das matas, o cheiro gostoso das flores de jasmins a penderem na estrada. Neste trecho há muita sombra e umidade, muita lama e poças d'água. A pantorrilha dói, as pernas pesam , a lombar sente.

Continuo a subir, reduzindo a passada.

Agora chego ao cume da montanha e começo a descer. Olho e vejo a minha frente um vale e nas montanhas os pés de manacás floridos: flores brancas, lilás-claro, lilás-escuro, e dependendo da incidência da luz flores rosas.

Estou chegando na reta final. As dores? Desapareceram: santo remédio estes manacás. Eles nao curam somente a dor, eles curam a alma.

Jorge Sousa
Enviado por Jorge Sousa em 27/04/2023
Código do texto: T7773848
Classificação de conteúdo: seguro