O livro perdido de Allan
Alguém perdeu um livro e outro alguém o encontrou na hora do lusco-fusco. Até aí, nada demais, não fosse o fato de a dedicatória ter comovido a pessoa que o achou. Era a primeira dedicatória de uma mãe para seu filho de apenas seis anos de idade que acabara de aprender a ler.
O livro perdido fora publicado no ano de 1968 e teve sucessivas edições e também adaptações para televisão, cinema e teatro, traduzido para 52 línguas e lançado em 19 países. Um feito raro para livros brasileiros. É literatura juvenil e foi escrito por José Mauro de Vasconcelos. Todos já sabem que se trata de “O meu pé de laranja lima”. Pois esse livro encontrado há poucos dias pela estudante Karoline Dias, de 20 anos, dentro do ônibus que faz a linha em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, pertence a uma pessoa conhecida como Allan que o recebeu de presente de sua mãe no ano de 2002. Buscando encontrar o dono, a jovem anunciou o achado em sua rede social.
Até o momento da publicação deste texto, não sei se Karoline manteve contato com Allan. As palavras da dedicatória foram escritas com a tinta do incentivo materno à leitura, e um trecho diz “Filho,... sou sua maior incentivadora para a leitura. O ser humano que lê é culto e sábio. Este livro, Allan, é um presente do dia das crianças. Você é uma criança linda, aos 6 anos na alfabetização lendo e escrevendo tudo. Estou muito orgulhosa de você.” Passados dezessete anos da dedicatória, Allan hoje com a idade de 23, ainda levava consigo o presente tão raro.
Isso demonstra o poder das palavras que tocou fundo o coração da moça Karoline. Quem, desconhecendo o valor afetivo das coisas, se preocuparia em devolver um livro velho? Só quem gosta de ler sabe o quanto dói a perda desse fiel companheiro. Torço para o livro retornar ao seu dono, reverberando o conselho materno da importância da leitura.