COMO SAIR BEM NA FOTO
Para o olhar clínico de quem fica atrás de uma lente, não basta ter um rosto supostamente bonito
Nem tampouco o look combinado para formar um quadro teoricamente perfeito e atraente
Gente... a imagem capturada pela máquina na maioria, grande maioria mesmo, é tão fria e tão vazia como um templo cheio de nada
Não transmite nem comunica nada. Não abre espaço para uma leitura imágeti profunda. Só casca. Mera embalagem descartável. Tão descartável como as relações humanas intolerantes num universo tão adverso. Compõe apenas a imagem de um corpo frio e sem alma com a mesma frieza da máquina que é desprovida de quaisquer sentimentos ou emoções.
A máquina é só uma peça fria e mecânica com tecnologias automáticas tais como as pessoas reproduzidas na imagem sem vida
O brilho no olhar , a luz, o reflexo vem de quem olha através da lente e enxerga com alma o que se apresenta na pose, um tanto quanto teatral, no close
E sair bem na foto, vai muito além disso. Requer mais que pose, maquiagem, combinação de look e batom. Isso é só um conjunto de artifícios que mascara o que é feio e distrai a atenção do óbvio, porque nem tudo que se apresenta bonito é realmente belo. Tem uma distância kilométrica entre o que está bonito e o que é beleza
É preciso sair da artificialidade e deixar vir pra pele o que realmente vem da luz interior, o viço da alegria que nasce daquilo que é belo, e o que é belo só é visto com olhos da alma e, segundo Antoine Saint Exupery “ Só se vê bem com o coração” E quem quer que seja, que não tiver esse olhar, jamais enxergará além do próprio umbigo, e verá sempre um mundo pequeno, sem horizontes. Jamais terá um olhar periférico com profundidade e sensibilidade para motivar alguém a sair do lugar comum e dar um passo a frente. Não verá o quão grande é o universo e o porque do mundo ser redondo.
O Criador assim o fez para não deixar que as ações se percam no imenso nada, porque a vida infinita, é como um bumerangue. Tudo volta de onde partiu. Não saberemos em qual cena da vida os caminhos se encontrarão, uma vez que não são linhas paralelas. O mundo é redondo por esta razão lógica. All come back to you
E Deus... Como se escreve Deus? Com H... de Humanidade. E onde estão os humanos ? O que estão fazendo com os seus iguais?
Pra sair bem na foto, o discurso teológico tem que ser o mesmo da prática, e a prática, nada mais é do que o dever de casa.
O que faz uma foto ser premiada é a captura da emoção, do momento que tenha um significado e um significante real, mas não o fervo da emoção vazia, da frivolidade, da estética artificial que mostra dentes brancos e alinhados escancarados muito longe de ser um sorriso.
E na maioria das vezes a foto já foi tirada e o sorriso vazio desenhado fica lá na cara como alguém que que já partiu e o esqueceu para trás.
Fotografar, é mais que tirar retratos idiotas que não permite uma leitura imagética além da frieza da máquina.
Capturar uma imagem, é ir além da superfície do obvio, é mergulhar na alma e enxergar a leveza de um sorriso que nasce de uma história pregressa repleta de ações autênticas de amor, de afeto, este substantivo capaz de se tornar um verbo tão intenso com força suficiente para mudar todo um conceito do que é realmente sair bem na foto.
Nem sempre quem tapa os ouvidos é capaz de enxergar ou falar, assim como quem tapa a boca tem competência para ver e ouvir ou mesmo quem tapa os olhos é habilitado para ouvir ou falar . Boa Reflexão sobre os 3 macaquinhos. ( by Zildinha Alckmin )