UM PAÍS DOENTE
Parte extraída do livro Viagem de Férias
Desde que Pietro e Rita conheceram a Europa, em suas viagens de férias, conheceram muitos lugares bonitos. Mas o que mais eles admiraram nos países europeus era como tudo funcionava bem. Era inevitável a comparação com o Brasil. Este estava começando a dar sinais de melhoria. O Brasil provocava admiração em muitas pessoas que eles encontravam nas viagens.
A ideia de viver na Europa começou a fazer sentido para eles a partir do ano de 2015. Houve uma eleição que dividiu a nação brasileira. Mesmo com una forte campanha de disseminação do ódio, a presidente foi reeleita. O uso das redes sociais como ferramenta de manipulação, estava criando um ambiente pesado.
O país nunca esteve tão bem em toda a sua história e, estranhamente, a insatisfação crescia. O candidato derrotado não aceitou a derrota e promoveu a ingovernabilidade. Protestos em todo o Brasil contra o governo. Gigantesco protesto pelo aumento de vinte centavos no preço das passagens do transporte coletivo.
Com muitas mentiras nas redes sociais e extrema valorização desses movimentos pela mídia, fizeram crescer o ódio do partido político da presidente, que, por sua fez, bateu recorde de filiações. O governo acelera obras de transposição das águas do Rio São Francisco. Sistema Único de Saúde é exemplo para o mundo. O Brasil lança seu próprio satélite. Brasil atrai Copa do Mundo da FIFA e Olimpíadas.
Os brasileiros reclamam que governo é ditador comunista e exigem intervenção militar. O número de negros nas universidades cresceu duzentos e trinta por cento na última década. O filho de costureira é aprovado em oito universidades. Os filhos de empregadas domésticas garantem vagas em universidades públicas. Os protestos, organizados nas redes sociais, promovem a quebradeira e a falsa sensação de crise.
Todo tipo de oportunista, com certo poder de manipulação, aderiu ao movimento de divisão do país. Um vídeo com mulher fazendo escândalo em posto de gasolina por aumento de alguns centavos no preço da gasolina viraliza nas redes sociais. O machismo, o racismo e a homofobia desabrocham vigorosamente. O Brasil estava doente.
Pietro via que os acusadores da corrupção alheia, eram, exatamente, os mais corruptos. A hipocrisia estava em todos os lugares. Em postagem no facebook, achou que era a hora de dizer que as pessoas precisavam fazer sua parte e curar-se a si mesmo:
- Como se eu fosse médico, arrisco-me a receitar alguns remédios: Melhore o seu ambiente, começando por você. Faça o certo, pelo prazer de fazer o certo. Estude e pratique a ética, principalmente no seu trabalho. Não suborne ou aceite suborno. Não desvie dinheiro público no seu trabalho. Se a sua carreira depende disso é porque você não é um bom profissional. Respeite a democracia, pois outros sistemas podem ser piores. Selecione os amigos e companhias. Seja realista e fique sempre ligado, jamais pessimista. A sua felicidade só depende de você. Não desconte sua incompetência nos outros. Abandone o rebanho, aprenda a analisar os fatos, use o seu senso crítico.
Em 2016 as manifestações contra o governo ganham força. O impeachment venceu. O Brasil perdeu. Como não havia crime, somente havia um grande acordo entre os políticos, que Pietro prefere chamar de golpe. Os golpistas vendem sonhos de prosperidade, sempre para o próximo semestre. O Vice Presidente, agora presidente golpista, se encontra com juiz que o investiga, na calada da noite. Retoma as alianças com todos os políticos corruptos, que o mantém no poder.
A Operação Lava Jato se revela um esquema para tomar o poder e entregar nosso petróleo para as grandes empresas petrolíferas mundiais, que a financia. A bancada evangélica é a mais corrupta do congresso nacional. As mentiras continuam com muita força. A presidente foi absolvida, não havia crime. O Papa Francisco disse que estar do lado dos pobres é evangelho, não é comunismo e pede o fim do capitalismo.
Em 2017 políticos verdadeiramente corruptos, como o presidente golpista, e o candidato derrotado foram absolvidos pelo Congresso, com troca de favores. Reforma da previdência é aprovada e sancionada. Processos antigos, já julgados, foram reabertos. Não encontraram provas, somente convicção política de um juiz parcial e mal intencionado.
Mesmo assim houve a condenação. Bons políticos foram presos com delações e com documentação fraude em processos judiciais. As igrejas evangélicas precisam lavar o dinheiro sujo como dízimo dos fiéis. Pastores famosos ficam milionários.
A economia desaba e mídia admite seu erro. As pessoas que participaram do golpe, ou as que o apoiaram, foram se revelando, um a um, corruptos. Cai o poder aquisitivo das famílias. Os pobres deixam de viajar de avião.
Em 2018, alguns políticos foram presos e outros mortos. O candidato boçal simulou um atentado, fugiu dos debates e foi eleito com forte campanha nas redes sociais baseada em fakes news e mentiras. Houve quem tenha compilado outros duzentas e dezesseis adjetivos para descrever o candidato aqui chamado de inominável. As “pessoas de bem” defendiam o retorno à selvageria. Os cristãos defenderam o porte de armas e a pena de morte. Parte da classe média, ao se considerar rica, votou contra o interesse dos pobres. A grande parte dos políticos eram pastores evangélicos e membros das forças armadas do Brasil.
O voto do cabresto nunca foi tão claro e decisivo. A justiça brasileira, que apoiou o golpe, também permitiu a fraude eleitoral das fakes news. O Brasil foi totalmente desmoralizado mundialmente. O grande acordo para manutenção do status quo da burguesia foi executado com sucesso. O Brasil mergulhou no abismo da imoralidade e da hipocrisia.
O ano de 2018 foi um ano que ainda não acabou. Pietro precisa de muito tempo para entender como tudo aconteceu. Foi um ano difícil. O mundo estava dividido, o país estava dividido, as famílias estavam divididas. Onde a humanidade errou? Em que momento ela se aventurou nesse caminho sem volta? De onde veio tanto ódio e tamanha ignorância?
Entendeu que a semente do machismo, do racismo e do fascismo estava incubada no inconsciente das pessoas. Quando esta semente fez contato com um terreno fértil, ela germinou. A história se repete. Em outro tempo as pessoas mataram em nome de uma superioridade racial inconcebível, em nome de uma visão doentia. As famílias são as verdadeiras incubadoras das pessoas más. As famílias produzem as pessoas e estas atuam, na sociedade, como foram produzidas.
As sementes da mentira, da discórdia e do ódio foram semeadas. O terreno semeado pode ser uma família ou uma nação. Ao germinarem no ambiente familiar, como ervas daninha, tendem a sufocar tudo. Na família, as mentes estão unidas e entrelaçadas umas às outras, como um belo jardim florido. A diversidade e o equilíbrio são a beleza. Uma desarmonia, um ataque destrói tudo, as flores vermelhas e as azuis.
“A gente destrói aquilo que mais ama de várias formas. Alguns em campo aberto, outros em uma emboscada. Alguns com a leveza do carinho, outros com as palavras. Os covardes com um beijo. Os valentes com a espada.” Oscar Wilde.
Em 2019 foi um ano marcado por queda de barragens, massacres, incêndio nas florestas, óleo nas praias. O novo governo se revelou incompetente, insensível, tosco e mentiroso. A queda da renda, o desemprego somente aumenta. O consumo cai, as empresas fecham.
O presidente eleito é o que existe de pior como pessoa e como político. Os brasileiros e até mesmo pessoas influentes na política, apoiam teoria da terra plana. Negam a evolução das espécies e defendem aulas de criacionismo nas escolas. O obscurantismo religioso levou o Brasil a viver, em pleno século vinte e um, a experiência de estar na Idade Média. O presidente e os ministros falam imbecilidades todos os dias.
A vergonha e a indignação são imensuráveis. Parte da classe média fica pobre novamente e o Brasil volta a aparecer no mapa mundial da fome. Os pedintes nas ruas, casas e semáforo aumentam muito. A violência aumenta. As nossas riquezas são entregues aos grandes financiadores do golpe de das campanhas de manipulação das mídias sociais.
A empresa Embraer estava em processo de venda e transferência de tecnologia para a empresa americana Boeing. A venda não se concretizou, mas a pirataria de nossa tecnologia é algo injustificável. A Petrobrás foi espionada ilegalmente pelos interessados em adquirir a sua tecnologia de extração de petróleo nas profundidades do pré-sal. Antes a trataram com desprezo e ironia, torcendo pelo fracasso. Depois do sucesso, compraram-na por preço vil. Graças às volumosas dívidas da campanha presidencial. Pronto! Agora o nosso petróleo não é mais nosso.
Em 08 de junho de 2019 um manifesto do poeta Lucas Afonso é um discurso claro e direto. Os profetas falam e não se pode calar a voz de um profeta. Se eles se calaram, as pedras gritarão:
- “Eles já avisaram.
Vão atirar para matar.
E a gente sabe aonde a bala perdida vai se encontrar.
É tempo de estar juntos, de se organizar, trocar uma ideia com o vizinho e não só pelo celular.
Brasil acima de todos.
Difícil de acreditar.
Amazonas e pré-sal são nossos.
Por que querem entregar.
Portas abertas para o Tio San.
Lá, nós não podemos pisar.
Não apareceu mais em debates, não apresentou propostas e o povo que confiou está esperando uma resposta.
E ainda tem quem posta e defende sem medo.
Mas a maioria falou que votou no Amoedo...
Hoje acordei mais cedo e me assustei com a notícia.
Quem matou Marielle faz parte de uma milícia.
Acharam muitos fuzis. É perigosa essa gente e só não era favelado...
Era vizinho do presidente.
Coincidência, né?
Desagradável!
Aí lembrei que alguém até era favorável, defensor da família, que na igreja está indo...
Disse que grupo de extermínio, lá no Rio era bem vindo. E se diz cristão!
Então, cuidado gente!
Cuidado Jesus!
Se for voltar vão te mandar para Cuba ou para outra cruz.
Está faltando luz! Então, preste atenção.
Tempo difícil para esse papo de repartir o pão...
Brasil céu de anil.
Mas o tempo está sombrio!
Cortaram os gastos de educação em todo o Brasil, e não é só poesia, estou falando a verdade.
Quer fazer filosofia, então pague a faculdade.
Que frase mais sem noção. Veja como as coisas são.
Essa mentalidade do ministro da educação.
Querem-nos burros, xucros.
Mas há quem tem consciência.
Sabemos dos esquemas da reforma da previdência...
Quarenta milhões para cada deputado.
Cadê a turma que disse, nós tiramos, se der errado?
Eu avisei!
Não querendo aqui pagar de esperto.
Mas cadê do tem que torcer para dar certo?
Não é parcelado, meu verso vem à vista.
É lamentável o Brasil de um governante racista.
Eu falo mesmo.
Como falar de paz?
Disse que a ditadura matou pouco, era para matar mais.
Como que o nosso país elegeu um novo Hitler, que não faz nada para o povo e só fala merda no twiter.
Com campanha baseada em mentira e fofoca, fake new do kit gay e da mamadeira de ...
E tem quem acredita, e dá o voto de bandeja.
Cuidado com o homem de bem, que vende o ódio na igreja.
A gente quer se amar.
Ele está se armando.
Depois dos tiros, não adiante reclamar, e # por Suzano.
Não respeita a dor do outro.
Quer manchete, quer destaque.
Sério? Professor armado evitaria um massacre?
Não faz sentido.
Tanta coisa carecendo.
Atenção! Recorde de desemprego eu vou fazer arma com a mão.
Tempo de crise, não sabemos quais problemas virão.
Prioridades: vou mexer no horário de verão.
E saúde e moradia? Isso sim que é ferida.
E para ajudar eles querem acabar com Minha Casa Minha Vida.
A culpa não é nossa, por que nós devemos pagar?
Cobra dos bancos, e vê se deixa o povo se aposentar.
Vamos à luta!
O futuro se constrói no presente.
Se teve fruto é porque alguém plantou a semente.
Vê se escuta.
Com uma frase eu concordo plenamente: filho de Ustra, você não nasceu para ser presidente!“
E em janeiro de 2020 a pandemia do Covid19 chegou. O governo não protegeu a população. Foi omisso, negligente e até atrapalhou o trabalho de quem queria fazer alguma coisa. O isolamento foi negligenciado por parte da população.
Muitos morreram. Muitos líderes religiosos que negavam a existência da pandemia morreram com ela. Pastores estabelecem metas diárias de curas falsas e venderam sementes de feijões milagrosos.
Com a pandemia, tudo o que ainda estava bom, ficou ruim e o que estava ruim, piorou muito. Na pandemia, o Brasil se destacou, negativamente. Ninguém, no mundo inteiro agiu tão mal como o nosso governo, que chegou até a negar a pandemia, a minimizou, a ridicularizou e seguiu sua insanidade, inventando remédios falsamente milagrosos, deu os piores exemplos, sem máscara e sem noção, causou aglomeração e sabotou ministros da saúde e da educação. Contribuiu de forma decisiva para que mais pessoas morressem. Delirante, se supera ao desprezar a única solução: a vacina. Ao dizer “morrer todo mundo vai morrer mesmo”. E acreditem, recebeu elogios por isso.
No Brasil, em nome da economia, forçou-se a abertura de tudo. Algumas escolas abriram. As pessoas resistem e não usam mascaram. As mortes se acumulam. Os brasileiros assistem a vacinação em outros países enquanto o seu presidente, genocida, dificulta que se inicie o processo de imunização. É um quadro pavoroso e inadmissível.