O labirinto de nossa personalidade
Neste intrincado mundo de situações onde nós temos que caminhar com um cuidado imenso para não ferir e não se ferir,com certeza,o relacionamento,sem dúvida é o mais complicado.
Dentro de cada indivíduo há todo um mecanismo montado para dar lhe uma proteção e condição para que possa ele existir,construir e montar toda uma uma rede de relacionamentos,onde no qual,ele possa caminhar com flexibilidade que,na maioria das vezes,lhe dê uma certa supremacia sobre os demais.
É certo, e notório que cada indivíduo é um universo,tanto que já no pórtico do templo em Atenas,isto na era Socrática,havia a seguinte inscrição: "Homem conhece a ti mesmo". Nesta selva humana,a luta por existir,ou a batalha ,por "ser" e "ter",tem regras duras,porém camufladas por outras as quais denominou-se etiquetas.O próprio estado de direito criou suas próprias regras,onde direito não é aquilo que é, mas sim o que deve ser,nos levando a conclusão de certo e errado para ser definido é necessário passar por uma análise interpretativa antes de ser definido. Mas voltando ao relacionar-se,nossa primeira empreitada começa na amizade.Quando entramos para um círculo de amizade, a primeira regra é moldar cada uma das pessoas segundo nossa visão.Nesta etapa começamos a separá-los por sua maneira de falar e neste caso,interpretamos a linguagem e com ela começamos a definir a personalidade de nosso futuro amigo.A partir dai então o moldamos. E quando ele sai deste "molde" desta forma que o vemos, a queixa é rápida assim como o julgamento e execução do mesmo.Os amores ainda são mais complicados,pois nestes entra toda as regras comportamentais de posse do 'meu" . Meu marido,minha esposa e um série de outros "meus", e cita se nesta situação o domínio se possível até dos pensamentos. Neste navegar ,um dia formamos um ato de coragem e damos um mergulho corajoso em nosso interior,vasculhamos o por inteiro,remexemos todos os cantos empoeirados e colcoamos tudo a luz de nossa verdade. Depois disso vem algo bem complicado..O que fazer dessa verdade.
Dizem os entendidos que outra coisa complicada é lidar com esses inúmeros personagens que temos dentro de nós. Pois somos uma série deles.Pai,esposo,profissional,amigo etc.são inúmeras, e todas elas lhe cobram seu posicionamento e este, naõ pode de forma alguma sair de conduta,pois as obrigações e deveres são muitos e ,inflexíveis. Mas quem é realmente você ,quais são suas necessidades...Quem é você no meio desses?
É bom pensar refletir
Gilmar 15/11/2007