O LOBO VELHO DO MAR MARUJANDO
Não se assustem seus molengas...
Avisa com voz confiante o experiente timoneiro, que ninguém melhor que ele fez a leitura de tantas cartas náuticas como desbravador dos mares com tamanho conhecimento.
Navega por aqueles mares desde a idade dos 7 anos, já seguindo o mesmo "farol orientador" do seu pai, que mais vivia nos mares do que em terra firme.
Costuma dizer que até os atóis e os imensos recifes de corais lhe conhecem, e se por acaso tiver um banco de areia no trajeto do seu navegar, ao saber que é o capitão Ramiro que se aproxima, ele muda de lugar para não prejudicar o curso da embarcação por ele conduzida.
Os marujos gostam de navegar com ele, pela sua experiencia de comando e determinação,pois se divertem e se perguntam com uma comicidade: ONDE ELE ACHA TANTAS HISTÓRIAS PARA CONTAR?
São 60 anos de mar, já passou pelas piores procelas e até ataque de navios piratas, saqueadores dos tempos que ele exercia a função mercante onde de quase tudo transportava.
Mas nada disso fê-lo desanimar da vida oceânica que com muito orgulho diz que esse fora o maior legado deixado pelo Rei dos sete mares, o Capitão Getúlio (Seu pai).
Diz isso, e eleva o olhar pro céu com o seu mirar visualizador na esperança de desenhar nas nuvens o rosto do velho pai.
É comum, nesses momentos saudosos, ver o brilho dos seus olhos azuis prantear a sua mais imensa saudade de puro orgulho por aquele que lhe ensinou tudo sibre as águas e embarcações.
Da proa a popa, do convés ao porão do navio, nada passa sem que sua inspeção seja constante. (Içar as velas... a todo vapor).
É o brado que mais se ouve quando ele está ali no comando da embarcação.
10º graus a bombordo 20º graus a estibordo...mantenham o curso.
E assim, o velho navio desliza pelo mar, cortando as águas como se fosse gilete na manteiga, com a perfeição navegável.
Os mares,não seriam os mesmos sem a estridente voz desse Capitão tão admirado e respeitado por toda sua tripulação.
Soa a tão conhecida e estridente sonorização que corta os ventos anunciando a sua chegada.
Ao aproximar-se do cais de qualquer cidade, a própria Guarda costeira já vem ao seu encontro para perguntar se está tudo bem e ele acena com um largo sorriso dizendo que está tudo sobre controle.
Os rebocadores já ficam de prontidão para auxilia-lo e sentem que a carga do navio está muito pesada e começam fazer uma aposta em quantas toneladas o velho Ramiro e sua tripulação estão trazendo dessa vez.
O Velho Cascudo do mar ainda tem capacidade de navegar pelas águas dos mares,baixando e levantando sua gigantesca ancora,sendo esta, a melhor e mais antiga embarcação pesqueira em atividade.
Aporta o velho Cascudo do mar, e recebe os cumprimentos de toda população portuária que ali está feliz ao receber o velho Lobo do mar e sua mais famosa tripulação.
Toda espécie dos ferozes e mais variados tubarões serão brevemente desembarcados, juntamente com dezenas de baleias para comercialização da carne e do óleo, sem contar com os peixes menores e outras espécies lucrativas como: Espada, Pescada amarela, Marlim azul, Anchova, Betara, Dourado, Caranha, Olho de boi e tantas outras espécies, que o Capitão Ramiro diz: SE SAÍMOS PARA PESCAR, TUDO QUE ESTÁ EM NOSSAS REDES SÃO PEIXES E NOSSOS ARPOADORES NAO PERDEM A MIRA.. E rir com a felicidade de criança por mais uma bem sucedida viagem de 32 dias lançando suas poderosas redes ao mar,ou utilizando os certeiros arpões em busca de capturar os melhores e maiores peixes que servirão de um bom mercado comercial, o que o deixará mais uns 3 meses sem regressar aos longínquos pontos de pesca mar agora..
Usa esse tempo para se dedicar á família, rever os amigos, consertar algo no velho Cascudo do mar e servir á sua comunidade que tanto ele ama, e que desde que nascera, e prestes a completar 68 anos de idade, o velho marujo sente que está na hora de passar o leme para os seus filhos, que irão sucede-lo nessa jornada como assim se deu com o seu pai, o Velho Capitão Getúlio.
Em toda vila e cidade portuária, não existe autoridade mais respeitada na vila de pescadores do que o velho Ramiro.
Ele orgulhosamente diz: ESSA VILA FOI FUNDADA PELO MEU BIZAVÔ, O PESCADOR CRISANTI MEDEIROS, QUE PASSOU PRO MEU AVÔ OLEGÁRIO MEDEIROS O COMANDO DA ATIVIDADE, QUE DEU AO MEU PAI GETÚLIO MEDEIROS O VELHO CASCUDO DO MAR, E QUE HOJE ESTÁ SOB MEU CONTROLE.
EM BREVE DEIXAREI O MAR, POIS JÁ ME FAÇO CANSADO DESSA PELEJA QUE FEZ PARTE DE TODA MINHA FAMILIA E DA MINHA VIDA.
Todos riem, gritam, erguem as taças e esbanjam o velho Rum que é a preferida bebida dos marujos.
Toneladas de peixes, lucros incalculáveis, festa na vila pesqueira, afinal essa era a labuta daqueles que fazem do mar, a melhor trilha para viver na terra.
Fim...