'POETIZANDO'

NÓS ESTAMOS COMEMORANDO A SEMANA DA POESIA, E FALAR EM POESIA NÃO POSSO DEIXAR CITAR MINHA QUERIDA IRMÃ ANA LUCIA, QUE ERA UMA POETISA DE MÃO CHEIA ESCREVEU MAIS DE QUATROCENTAS POESIAS , NÃO EDITADAS, ELA JA NÃO ESTA ENTRE NÓS, MAS O QUE LEMBRO DELA SEMPRE ESCREVENDO E O DETALHE TEVE UMA VIDA TRISTE, MAS TODAS AS SUAS POESIAS ERAM DE AUTO AJUDA, ALTO ASTRAL, NAS RAÍZES DA SUA FÉ INABALAVEL ELA DEU UMA LIÇÃO DE VIDA. UMA POESIA MAIS LINDA QUE A OUTRA. EU ADMIRO OS POETAS E AS SUAS RIMAS, NUNCA CONSEGUI FAZER UMA, PARA DIZER QUE NÃO PARTICIPEI DO LIVRO VERSOTERAPIA, COM A MINHA PRIMEIRA POESIA, ISSO PORQUE MEU NETO TAMBEM PARTICIPOU E MINHA FILHA. MAS FOI A UNICA. ACHO MUITO DIFÍCIL E POR ISSO ADMIRO MUITO QUEM EM VERSOS ,CONTAM COM A RIMA NA HORA EXATA.. A PRIMEIRA POESIA QUE LI FOI DE CASIMIRO DE ABREU, MEUS OITO ANOS' AI QUE SAUDADES QUE TENHO DA AURORA DA MINHA VIDA , DA MINHA INFANCIA QUERIDA' E OUTRA QUE ACHEI O MÁXIMO DELE TAMBEM A VALSA; .. ' QUEM DERAS QUE SINTAS AS DORES DE AMORES QUE LOUCO SENTI, QUEM DERAS QUE SINTAS , NÃO NEGUES NÃO MINTAS EU VI...'COMO SEMPRE ADMIREI POETAS E COMO ELES CHEGAM NA NOSSA ALMA E COM SUAS RIMAS NOS CONVENCEM A SONHAR. E A POESIA DE FERNANDO PESSOA ..' O AMOR É UM FINGIDOR , FINGE TÃO COMPLETAMENTE, QUE FINGE NÃO SENTIR A DOR A DOR QUE DEVERAS SENTE'...E' TUDO VALE A PENA , QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA 'É..DE PAULO SETUBAL , A POESIA QUE GENTE DECLAMAVA QUANDO ADOLESCENTE.' DOS LABIOS QUE ME BEIJARAM, DOS BRAÇOS QUE ME ABRAÇARAM , JÁ NEM ME LEMBRO E NEM SEI ,FORAM TANTOS QUE ME AMARAM, FORAM TANTOS, QUE AMEI, SÓ TU QUE RUDE CONTRASTE, TU QUE JAMAIS ME BEIJASTE, TU QUE JAMAIS ABRACEI, SÓ TU NESTA ALMA FICASTE DE TODAS QUE AMEI'.. E VINICIUS; DE TUDO O MEU AMOR SEREI ATENTO ANTES, E COM TAL ZELO E SEMPRE, E TANTO, QUE MESMO EM FACE DO MAIOR ENCANTO , DELE SE ENCANTE MAIS MEU PENSAMENTO, QUERO VIVE-LO EM CADA VÃO MOMENTO, E EM SEU LOUVOR HEI DE ESPALHAR MEU CANTO E RIR MEU RISO E DERRAMAR MEU PRANTO, AO SEU PESAR E AO SEU CONTENTAMENTO, POR ISSO QUANDO A MORTE ME PROCURE , ANGUSTIA DE QUEM VIVE ,SOLIDÃO DE QUEM AMA , EU POSSO DIZER DO AMOR QUE TIVE QUE NÃO,, QUE SEJA IMORTAL POSTO QUE É CHAMA, MAS QUE SEJA INFINITO ENQUANTO DURE..' E A MUSICA ' TIRE SEU SORRISO DO CAMINHO, QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA DOR, SE HOJE PRA VOCE EU SOU ESPINHO,ESPINHO NÃO MACHUCA A FLOR, EU SÓ ERREI QUANDO JUNTEI MINHA ALMA A TUA , O SOL NÃO PODE FICAR LONGE DA LUA'... E AQUELA FRASE DA CLARICE LISPECTOR SOBRE A VIDA;' SOU COMO VOCE ME VE, POSSO SER LEVE COMO A BRISA, OU FORTE COMO UMA VENTANIA, DEPENDE DE QUANDO E ONDE VOCE ME VER PASSAR.. LINDO TAMBEM É A CANÇÃO DO EXÍLIO DE GONÇALVES DIAS..' NOSSO CEU TEM MAIS ESTRELAS,NOSSAS VÁRZEAS TEM MAIS FLORES, NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA E NOSSA VIDA MAIS AMORES...NÃO PERMITA DEUS QUE EU MORRA , SEM QUE VOLTE PARA LÁ, SEM QUE DESFRUTE OS PRIMORES QUE NÃO ENCONTRO POR CÁ, SEM QUE AVISTE AS PALMEIRAS ONDE CANTA O SABIÁ''' OLHA COMO A POESIA ELA É ATEMPORAL, A BELEZA DA POESIA EM VARIAS E DIFERENTES ÉPOCAS ELAS NOS PEGAM PELO CORAÇÃO, ELA NOS INDUZ POR CAMINHOS DE FLORES E AMORES,ELAS FAZEM NOS SENTIR COMO AQUELA POESIA '..OUVIR ESTRELAS?CERTO PERDESTE O SENSO'..É UM POUCO ISSO , OS POETAS NOS FAZEM PERDER O SENSO DA REALIDADE E NOS PERMITE ENCONTRAR SONHOS, SONHOS DE VIDA , SONHOS DE AMOR. A SENSIBILIDADE DELES NOS COLOCA NUM CAMPO DE VISÃO LÚDICO E NOS PERMITE SONHAR MAIS. E ESSES LOUCOS E INSANOS COMO SÃO CHAMADOS OS POETAS NOS TRAZEM O DOCE AROMA DO PERFUME DA FLOR,ELES SABEM COLORIR A VIDA COM , SONETOS, RIMAS POESIAS QUE NOS LEVAM AO O MUNDO DO AMOR. OS POETAS FAZEM-NOS CELEBRAR A VIDA COM MAIS LEVEZA , MAIS ENCANTAMENTO, MAIS PUREZA, ELES ENTREGAM SUA ESCRITA PARA NÓS, QUE NÃO TEMOS ESSA CAPACIDADE POVOAR A CIDADES DOS SONHOS E FAZER NOS ENCANTAR..

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 20/10/2021
Código do texto: T7368131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.