' A VOZ DO CORAÇÃO'...

NINGUEM DEIXOU O CORAÇÃO FALAR MAIS ALTO QUE GONZAGUINHA, NINGUEM CONTOU A SUA ESTORIA NUM ' EXPLODE CORAÇÃO'. DA SUA FORMA ELE FEZ O SEU 'GRITO DE ALERTA', EM PLENA DITADURA MILITAR COM A MUSICA' COMPORTAMENTO GERAL ONDE GANHOU UM FESTIVAL EM 1979., FALANDO MAIS OU MENOS ASSIM;' VOCE DEVE NOTAR QUE NÃO TEM MAIS TUTU,E DIZER QUE NÃO ESTA PREOCUPADO, VOCE DEVE LUTAR PELA XEPA DA FEIRA E DIZER QUE ESTA RECOMPENSADO.. VOCE MERECE, VOCE MERECE..VOCE DEVE ESTAMPAR ALEGRIA E DIZER QUE TUDO ESTA MELHORADO,VOCE DEVE REZAR PELO BEM DO PATRÃO E ESQUECER QUE ESTA DESEMPREGADO, VOCE DEVE APRENDER A BAIXAR A CABEÇA E DIZER SEMPRE MUITO OBRIGADO, SÃO PALAVRAS QUE AINDA TE DEIXAM DIZER, POR SER HOMEM BEM DISCIPLINADO, ..VOCE MERECE..VOCE MERECE..' ELE CHEGOU COMO UM FURACÃO NO FESTIVAL, GANHOU, MAS FOI UM BARULHO SÓ, CHAMADO DE COMUNISTA E FOI PERSEGUIDO PELOS GENERAIS. NA VERDADE A SUA VIDA NÃO FOI FÁCIL E ELE SEMPRE PREOCUPADO COM OS PROBLEMAS SOCIAIS DO BRASIL. MAS ELE FOI O COMPOSITOR DO AMOR E FICOU FAMOSO NA VOZ DE BETHANIA ELIS, SIMONE, E DE MUITOS OUTROS QUE O LEVARAM PARA O ESTRELATO DE PRIMEIRA GRANDEZA, QUANDO O ASSUNTO ERA AMOR.

SUAS COMPOSIÇÕES MARCARAM [ÉPOCA E ATÉ HOJE FAZ PARTE DA RAIZ DO CANCIONEIRO BRASILEIRO. NA MUSICA O HOMEM TAMBEM CHORA; 'UM HOMEM TAMBEM CHORA MENINA MORENA,, TAMBEM DESEJA COLO , PALAVRAS AMENAS,PRECISA DE CARINHO, PRECISA DE TERNURA, PRECISA DE UM ABRAÇO DA PRÓPRIA CANDURA, GUERREIROS SÃO FRAGEIS, GUERREIROS SÃO MENINOS NO FUNDO DO PEITO...'NA MUSICA SIMPLES SAUDADES..'; A SAUDADE QUE EU SINTO NÃO É SAUDADE DE DOR DE CHORAR,NÃO É SAUDADE DA COR DO PASSADO, QUE DEIXA GRUDADO MEU PÉ NESSE CHÃO, NÃO É TRISTEZA QUE QUEIMA O PEITO, NÃO É LAMENTAR DO QUE NÃO FOI FEITO, NÃO É DOENÇA QUE ACABA COM A GENTE, DEIXANDO ESMAGADO A VIDA NO CHÃO'... NA MUSICA GRITO DE ALERTA;' VEJA BEM NOSSO CASO É UMA PORTA ENTREABERTA, , EU BUSQUEI A PALAVRA MAIS CERTA, VE SE ENTENDE O MEU GRITO DE ALERTA, VEJA BEM É O AMOR AGITANDO MEU CORAÇÃO , HA UM LADO DIZENDO QUE SIM, E ESSA VIDA DA GENTE DIZENDO QUE NÃO'.. UM DOS MAIORES SUCESSOS DELE FOI COM A MUSICA ; SANGRANDO; ' SE EU CHORAR E O SOL MOLHAR O MEU SORRISO, CANTE QUE O TEU CANTO É MINHA FORÇA PARA CANTAR, QUANDO EU SOLTAR A MINHA VOZ ENTENDA,É APENAS O MEU JEITO DE VIVER QUE É AMAR'... A MUSICA EXPLODE CORAÇÃO FOI GRAVADO PELA MARIA BETHANIA E QUASE ELA DESISTIU PORQUE JÁ ESTAVA FECHANDO O DISCO E ELE DEMOROU PARA ENTREGAR. CONCLUSÃO FOI O MAIOR SUCESSO , FOI A MELHOR FAIXAS DO DISCO, MAIS TARDE ELA FEZ UM SHOW COM ESSE NOME E FOI UM TREMENDO SUCESSO QUE RENDEU TEMPORADAS .UM TRECHO DA MUSICA '; ' CHEGA DE TENTAR DISSIMULAR E DISFARÇAR E ESCONDER, . E EU NÃO POSSO MAIS CALAR, JÁ QUE O BRILHO DESSE OLHAR ,OI TRAIDOR E ME ENTREGOU O QUE VOCE TENTOU CONTER, O QUE VOCE NÃO QUIS DESABAFAR E ME CORTOU'... MAS A MUSICA MAIS LINDA A MAIOR COMPOSIÇÃO DELE QUE EXPLODIU EM CARNAVAIS E EM FESTAS OUTRAS COMO UM HINO A VIDA A MUSICA OQUE É O QUE É.. E ESSA MUSICA QUANDO PEDEM PARA CANTAR EM ALGUM LUGAR ELES FALA, CANTA AQUELA '.. E A VIDA É BONITA ..É BONITA E É.BONITA'.., TODOS ACHAM QUE ESSE É NOME DA MUSICA..' ' EU FICO COM A RESPOSTA DA PUREZA DAS CRIANÇAS, E A VIDA [E BONITA E É BONITA, VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ, CANTAR E CANTAR E CANTAR, A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ, EU SEI, QUE A VIDA DEVIA SERIA BEM MELHOR E SERÁ, POR ISSO NÃO IMPEDE QUE EU REPITA , É BONITA É BONITA E É BONITA '..ESSA MUSICA POR RAZÕES PESSOAIS É A MUSICA DA MINHA VIDA. MAS ESSA LETRA ESSA MUSICA É TÃO PERFEITA QUE ACHO QUE É A MUSICA QUASE DE TODO MUNDO,PORQUE SEMPRE NUMA FESTA QUANDO COMEÇA A TOCAR É UMA EXPLOSÃO DE FELICIDADE. UM COMPOSITOR COMO GONZAQUINHA , PASSA PERTO DO CORAÇÃO DE TODO MUNDO, ELE FAZ UMA ENTREGA DE AMOR DE UMA MANEIRA TÃO SUTIL , TÃO SIMPLES E VERDADEIRO, QUE É IMPOSSIVEL NÃO SE EMOCIONAR, COM AS SUAS VERDADES. A SUA NARRATIVA SOA LEVE MAS CONDUZ A SUA POESIA DE MANEIRA SURREAL. ELE EDITA A GRANDEZA DE UM AMOR VERDADEIRO NUM FORMATO VISIVEL DE ENTENDER,O SENTIMENTO QUE ELE PASSA , COM SIMPLES PALAVRAS QUE TRAZ A VOZ DO SEU CORAÇÃO. NA ' SIMPLES SAUDADES', ELE DIZ QUE ' O HOMEM NÃO CHORA' E FAZ UM 'GRITO DE ALERTA' PARA O CORAÇÃO ' SANGRANDO'EM ' EU APENAS QUERIA QUE VOCE SOUBESSE' DO ' LINDO LAGO DO AMOR' E DISSE ; ' NÃ0 PARE DE SONHAR' E ASSIM 'EXPLODE CORAÇÃO', PORQUE A ' VIDA É BONITA E É BONITA E É BONITA' E DIZ; '' COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ...

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 17/10/2021
Código do texto: T7365776
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.