Cansaço (10.09.2021)
Ontem entendi o motivo de as crianças chorarem por sentirem sono.
Desde o dia 23 de agosto estou trabalhando em uma escola, com crianças de 0 a 6 anos e estou no grupamento responsável pelos pequenos de 0 a 3 (entendendo que 0 significa crianças a partir de 6 meses).
Como é sabido de todos, e eu mesma estou vendo muito isso de perto, as crianças choram. Dentre vários outros motivos, choram por sono e é aqui que quero chegar. Elas sentem tanto cansaço e praticamente imploram para dormir, afinal o cansaço cansa.
No dia anterior a este em que escrevo, experienciei esse sentimento tão presente na vida dos pequenos. Chorei de cansaço. Uma frustração menor em desespero e maior em conformidade. Diferente do tipo de frustração que conhecemos por outras situações, em que o desespero, por exemplo, em querer mudar algo que não pode modificar-se é maior do que a conformidade em deixar como está. Nesse cansaço, não há desespero em querer mudar, e sim uma conformidade em aceitar a situação como ela é, afinal temos que ganhar dinheiro para ter o que almoçar todos os dias.
Mas tenho recebido vários sinais de que isso está prestes a mudar, já que o dia de hoje também foi carregado de sinais vindos Dele. No dia em que aceitei o fato de que “aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos” ainda não estava tão determinada a fazer dar certo quanto agora.
Paulia B. Sousa