EDUCAÇÃO NO CEARÁ
EDUCAÇÃO NO CEARÁ
“Inteligência sem obras é tesouro enterrado.”( Emmanuel).
Na mídia no Ceará acontecem coisas lúdicas e muitas vezes pudicas, variantes usadas no intuito da boa informação, mas, no entanto, distorcem a finalidade precípua da informação. O que é importante é colocado em lugares inadequados e o pernicioso estampado (em caixa alta) ou letras garrafais. Vejam: “Crianças estão analfabetas na escola, diz secretária de educação do Estado, Izolda Cela”. - Em outra página: Mais de 60 jovens vencem olimpíada de matemática. Mais de 60 municípios cearenses venceram a II olimpíada das Escolas Públicas (Obmep). Fortaleza conquistou 174 medalhas de ouro e o primeiro lugar nacional com a aluna Rebeca Camurça do Colégio Militar de Fortaleza. Na olimpíada de matemática, foram premiados alunos de Fortaleza, Sobral, Tabuleiro do Norte e Juazeiro do Norte. Foram 43 medalhas de ouro, 86 de pratas e 178 de bronze. Nove escolas receberam troféus pelo destaque. No nível ( 6º. E 7º. Ano): Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, Colégio da PM, a Escola Avelino Magalhães, de Tabuleiro. O troféu nível 2 ( 8º. E 9º. Ano): Colégio Militar de Fortaleza, Escola Maria Roseli Leal, Escola Maria Gonçalves da Rocha Leal, de Limoeiro do Norte. Nível 3 ( ensino médio): Cefet do Ceará, Escola Irapuan Cavalcante Pinheiro, e Escola Elza Goersc, de Forquilha. Diante dos fatos expostos e do excelente desempenho, denotamos que alguma coisa está fora do compasso. Se citados estabelecimentos de ensino público lograram belo êxito, por que o Estado do Ceará entrou no rol ou écran do maior analfabetismo do País. Conivência falta de fiscalização falta de transporte e merenda escolar e o descaso da maioria dos prefeitos do “interland” cearense. As secretarias de Educação com seus funcionários deveriam sair de seus locais refrigerados de trabalho, fazer via-crúcis, fiscalizando as escolas do Estado e a qualidade de ensino que está sendo repassada aos alunos. Bem como a freqüência dos mesmos e se estão fora da escola descobrir o motivo. Essa atitude se estende a todas as escolas da prefeitura de Fortaleza e dos municípios do interior. Lembre-se que crianças famintas não comparecerem as escolas e ainda aparecem trasgos para fazer negociatas com a merenda escolar.
O Brasil se tornou o País campeão em corrupção e na inversão de valores. Com o advento da TV na Assembléia, na Câmara, no Senado e nas Prefeituras, vemos certos políticos com discursos demagogos e rebuscados tentando aparecer e, no entanto nada de proveitoso acontece. Querem se transformar em garotos modelo, perante a opinião pública. Dessas aves de rapina já estamos cheios e saturados. Nunca investiram o que deveriam no social e a crise se alastra com diversas categorias entrando em greve. Os senadores brasileiros já planejam um novo aumento de salário para incorporarem a aposentadoria. Quanto mais têm mais quer é o lema. A seca inclemente castiga os sertões nordestinos e a tão sonhada transposição estagnou, como estagnaram outras obras faraônicas. A população não suporta mais tanto descaso e sofrimento. A miséria aumenta, a fome está sem controle e o assistencialismo do governo motiva certas pessoas a deixarem o trabalho de lado. A pedofilia começa plantar semente nas escolinhas de futebol dos grandes clubes brasileiros. O Brasil está repleto de corruptos e ainda importa de outros países. Político corrupto, governo sem responsabilidade política são piores que os mais truculentos chefes do tráfico no Brasil. Um alarde se fez sobre as contas do réveillon na gestão da prefeita Luizianne Lins, um auê foi criado e no final o TCU ( Tribunal de Contas do Município), através da Procuradoria-Geral, disse que tudo estava legal e as contas foram aprovadas. A pedofilia é um desregramento uma falta de educação sexual. A corrupção é falta de educação, falta de domínio sobre o egoísmo, descontrole sobre o ter e a ambição desenfreada causada pelo materialismo descontrolado. Se a educação no Ceará tomou proporções nacionais o que diremos de nosso governo e de nossos políticos. Política é igual ao doente de asma, melhora, mas não fica curado.
ANTONIO PAIVA RODRIGUE-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE