‘A Menina - Moça Em Tons De Cor - De - Rosa’ (BVIW)

Esta época do ano em que as cerejeiras (Sakura)

desabrocham é especial, pois o despertar dessas flores têm muitos significados, entre eles, de esperança e também inspiram reflexões sobre a passagem do tempo e desse encontro interior com as breves pétalas (a Vida).

Lembrei - me de quando fazia sessões de radioterapia em 2017 (Oncoville), e na sala de espera os pacientes se cumprimentavam com sorrisos discretos... mas que abraçavam a alma. Cada um, envolvido em sua luta diária para sobreviver as dores e não perder sua essência. Uma das pacientes chamou-me a atenção, por aparentar uns 14 anos e segurar entre as mãos, uma pequena boneca.

‘A menina - moça em tons de cor - de - rosa’ já estava careca, como a maioria de nós e não usava lenço nem peruca. Os tons pálidos de cor - de - rosa envolviam seu rosto e corpo, e em sua fragilidade ela demonstrava vontade de viver, força e tranquilidade, penso que a boneca - entre outras possíveis leituras - a mantinha unida com boas lembranças de infância.

Depois de algumas sessões não mais a vi, talvez tenha mudado o horário. A imagem de resistência dela permanece e ainda me emociona muito... empresto de Fernando Pessoa a frase: "I know not what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará...").