VOCÊ PROCURA DEFEITO NAS PESSOAS? O QUE DE ERRADO VOCÊ VÊ EM MIM?

Osho disse: "Existem pessoas que sempre vão encontrar alguma coisa errada em você. O segredo da profissão delas é descobrir o que há de errado em você. Elas não podem aceitá-lo como você é; elas dão a você ideais, ideias, ideologias e farão com que você se sinta culpado, uma pessoa imprestável, sórdida. Elas farão com que você se sinta tão condenável, aos seus próprios olhos, que você esquecerá tudo sobre liberdade.

Na verdade, você passará a ter medo da liberdade, pois verá o quanto você era ruim, o quanto estava errado - e, se for livre, você acabará fazendo alguma coisa errada, então é melhor seguir alguém. O padre depende disso, o político também. Eles mostram a você o certo e o errado, ideias fixas, e então você passa a viver com culpa para sempre". Obs.: Osho esqueceu os pastores (rs). Existem bons padres e bons pastores.

No seminário, quando eu ficava no silêncio, eu era criticado e chamado de "autossuficiente". Para alguns dos moradores do seminário (rs), ser autossuficiente é um defeito. Quando eu argumentava, o padre-reitor (já falecido) dizia que eu estava "arrotando sabedoria". Eu, nas minhas leituras, vi que os sábios antigos nos convidam a ser autossuficientes. Vou mostrar alguns exemplos. Epicuro disse em sua "Carta Sobre a Felicidade" a Meneceu: "Consideramos ainda a autossuficiência um grande bem; não que devamos nos satisfazer com esse pouco, mas para nos contentarmos com esse pouco caso não tenhamos o muito, honestamente convencidos de que desfrutam melhor a abundância os que menos dependem dela; tudo o que é natural é fácil de conseguir; difícil é tudo o que é inútil".

Lao-Tsé disse: "Quem sabe ser autossuficiente é rico" ("Dao De Jing: o livro do Tao", tradução de Chiu Yi Chih, Mantra, 2017). Na tradução de Wu Jyh Cherng, livro "Tao Te Ching: o livro do caminho e da virtude", está assim: "Quem sabe contentar-se é rico". Na tradução de Aristein Woo, livro "Tao Te Ching", está assim: "Quem sabe se sentir satisfeito é rico". Na tradução da editora Unesp, livro "Dao De Jing", está assim: "Rico é aquele que se dá por satisfeito [com o que tem]". Numa tradução em inglês que eu tenho, está assim: "Those who know they have enough are truly wealthy" (Tao Te Ching, translation by John H. Mc Donald, Sirius, edition published in 2020). O "I Ching: o livro das mutações" também aconselha ser autossuficiente. Aristóteles faz a mesma coisa.

Eu compartilhei no meu status no Whatsapp uma pequena crônica na qual eu disse que alunos chamaram um professor de calmo e melhor professor. Estava claro que eu me referia a mim mesmo. Uma pessoa comentou no privado com aquela figurinha de quem está pensando (rs). Seja sincero: o que de errado você vê em mim? Mesmo que você não responda aqui nem comente com ninguém, observe o que está em você. Muito obrigado por ter lido tudo! Abraço

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/05/2021
Código do texto: T7250075
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.