Crônica do Mau (do Mauricio): O crime compensa?

Via de regra as pessoas reclamam das polícias.

Todas elas.

E as culpam pelos índices de violência e criminalidade no país.

Mas as polícias são uma pequenina parte desse problema.

Temos o sistema carcerário prisional... sem vagas, lotado e sem condições ideais tanto no aspecto humano, quanto de segurança (tem fugas, rebeliões, brigas, mortes, permitem facilidades, tem comando, celulares, etc) quanto na lotação.

Tem o judiciário...

Com suas leis brandas, recursos, subterfúgios, etc...que provocam não só a sensação de impunidade, mas a certeza da impunidade no Brasil.

Enfim, culpar as polícias é realmente não ter conhecimento jurídico nenhum do país...

É como culpar só o goleiro do time pela derrota.

E os outros jogadores? Técnico? Comissão Técnica e Dirigentes?

Culpar só as polícias é assim... injusto.

Com esse sistema nosso?

Que se a pessoa for condenada só pode cumprir 30 anos?

E sai com 10 anos por bom comportamento.

Bom comportamento? Criminoso?

Fora os benefícios... saída e feriados...

Isso, claro , se houver condenação.

Ou seja, no Brasil, para muita gente, o crime compensa.

E lembrando... quem faz as leis?

Os políticos...

Quem é culpado pela criminalidade, mesmo?

Você tem certeza absoluta que são as polícias?

Que acabando com as polícias é a salvação?

Então tá... mas está cometendo erro de análise ou julgamento da questão.

Pela sensação (ou certeza?) da impunidade temos a impressão (ou certeza?) que no Brasil, o crime compensa!

E definitivamente, isso não é culpa da polícia.

Polícia é a única coisa que dá medo no criminoso.

Único freio.

Reflita...

Há uma certa culpa, sim.

Não isento a questão de existir em toda profissão bons e maus profissionais.

E te garanto que a Corregedoria das Polícias enfrentam os mesmos problemas para processar o policial criminoso: a lentidão da justiça por exemplo.

Então, antes de generalizar, de emitir opinião, de falar que a polícia não presta, que todos são incompetentes, safados... estude a questão.

Estude direito penal, constitucional, etc.

Aí poderá dizer de algo que sabe, sem generalizar, e com conhecimento de causa.

Emitir opinião sem conhecimento é além de tudo, injustiça.

Como eu por exemplo, não manjo nada de economia, de matemática, não sou contador e dizer que o Brasil está mal financeiramente por causa desse pessoal incompetente.

Por que então não tiram o Brasil da pindaíba financeira? Incompetência de todos os profissionais da área.

É assim?

Claro que não!

Como a culpa da criminalidade não é da PM.

Mauricio Franchi