ABRIRAM-SE AS PORTAS DOS ARMÁRIOS

   Eu era apenas um garoto quando ouvi falar a palavra "frango" como referência a uma pessoa do sexo masculino que fazia "coisa feia" com outro homem, minha mãe dizia que era uma mancha que nunca se apagava. Daí em diante eu olhava esse fato com certa repugnância, minha mente então passou a compreender esse desvio de personalidade, eram pessoas "diferentes" e isso permaneceu por décadas, homem que é homem não comete um absurdo desse, assim as pessoas comentavam e eu a tudo assistia discretamente, pois crianças não podiam se envolver nesse tipo de problema. Era difícil a gente saber que existiam pessoas assim, era uma ou outra, se contava a dedo. E ollhe que nesse tempo não se fazia alusão às mulheres, eu imaginava que essa "mancha" só atingia os homens, depois de muito tempo é que eu fiquei sabendo que as mulheres também participavam desse "time". Eram conhecidas como "saboeiras", ou seja, "faziam sabão", termo que ficou muito conhecido.

   Nada de agarradinho de menino com menino ou menina com menina, a gente dizia que "homem com homem dar lobisomem e mulher com mulher dar jacaré".

   Passaram-se os anos, eu fiquei adulto e essa situação se tornou normal no meio da sociedade, muitos homossexuais se mostravam tranqüilamente sem nenhuma vergonha, as lésbicas também invadiram o cenário e tudo ficou abertamente aceito com naturalidade, mas existiam aqueles que ainda sentiam vergonha de se revelarem, era o tal "frango" embutido que ficava sempre "no armário", mas eram sempre descobertos, pois não tinham namoradas e nem casavam, alguns ninguém desconfiava, pois falavam grosso e usavam bigodes. Passado mais algum tempo a coisa se complicou e a "frangalhada" resolveu "sair do armário" e com o advento da tv e do teatro todos esses gays se comportavam como pessoas normais e ganharam o respeito geral com excessão daqueles sem escrúpulos que viviam no baixo meretrício juntos com as prostitutas ou mulheres da vida fácil, como eram conhecidas, ou ainda como raparigas.

   Hoje tudo é encarado com bastante naturalidade, os homossexuais ocupam cargos relevantes em empresas e no serviço público, são respeitados e têm até os seus direitos civis, pois podem até casar no civil, são os casais homoafetivos. Isso quer dizer que as portas dos armários foram abertas e não existe mais nenhum problema com relação a isso, sendo eles acobertados pela lei e não podem ser discriminados.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 02/05/2021
Reeditado em 02/05/2021
Código do texto: T7246612
Classificação de conteúdo: seguro