CEMITÉRIO ISLÂMICO: A HISTÓRIA DE GUARULHOS PASSA POR AQUI

Lápide

Quem passa ou já passou pela Avenida Timóteo Penteado, altura do bairro Picanço, algo diferente deve ter notado naquelas bandas. O paredão caiado de branco, tomando parte da rua, cuja entrada redonda exibe, na sua ápice, uma pequena lua de metal envergada para o lado esquerdo [quem enxerga de contra o sol]. Sim, estamos falando do tão falado cemitério islâmico, todo cheio de pompa, que representa o passado histórico e o presente vivo da nossa querida cidade de Guarulhos.

Número expressivo de carneiras dividem espaço com plantas – regadas quase todos os dias pelo jardineiro – além de ornatos tipo: mensagens, castiçais, porta-velas, estatuetas, peças de mármore ‘polido', vasos de cobre, afrescos nas paredes das urnas, dentre outros. O verde-oliva fita o colorido de algumas poucas flores depositadas ali. Túmulos bastante conservados dando ‘ares da graça’ ao belo mausoléu. A iluminação é razoável mas atende aos anseios dos visitantes (em dias de enterros). Um ponto sensível que merece de ser levado a risca pelos administradores do cemitério (em questão). Pudéssemos nós, morar no coração do outro, mas não.

Trânsito livre de pessoas em volta dos sepulcros apenas nas datas excepcionais. O logradouro não público, em dias comuns, se encontra fechado abrindo, tão somente, para manutenção predial (troca de lâmpadas queimadas, reparos, pinturas, concerto de nichos, limpeza dos azulejos, podada de arbustos). O ambiente é fúnebre, naturalmente, mas a beleza/luxo não foge de nossas vistas. Mostra-se palpitante tal qual as aleluias que aparecem depois da chuva, batendo suas asinhas, quando afugentadas pela luz fixa dos postes. Poesia que é poesia não se perde pelo simples correr do tempo. Renasce, a cada momento, em doce presságio. UNS VÊEM, OUTROS VÃO, a vida segue, o seu curso normal, de acordo as leis de Moisés. Dali segue, por falta de motivos para se manifestar, o já esperado silêncio tumular (...)

Para muita gente, não é novidade, ‘fazer turismo' em endereços nada convencionais. Obra do acaso. Acredita-se, todavia, que apenas cidadãos de origem islâmica ‘descansam’ no terreno particular que tão bem retrata o respeito para com os mortos. Entendo eu, ser um dos cemitérios mais antigos do município, devido o seu estilo imponente, guardando ou resguardando mistérios dignos de atenção [do ponto de vista literário]. Lugares como esse, apesar de trazerem boas ou más lembranças, aos entes daqueles que já se foram, detém enorme importância para a história donde estão localizados, a exemplo de Guarulhos, possuidora de patrimônios artísticos-culturais neste e em outros segmentos sociais.

Esperança nunca tardia.

Do pó tu vieste, ao pó retornarás

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 29/04/2021
Código do texto: T7244430
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.