CRÔNICAS DA CIDADE- 15

AUTORRETRATO

Nasci com o dom inato para muitas coisas,mas quis o Universo que eu fosse ser na vida um poeta moderno da palavra, e não um microcéfalo da religião mercantil e vigente.

Foi o que aconteceu.Nasci no dia 3 do mês onze de 1969,coladinho ao dia de finados,talvez isso explique não ter nenhum receio da face lívida da morte que rodeia como um leão a nossa vida.

Começei minhas garatujas em versos sem mentor e sem noção.Fazia de poucos recursos muitas coisas,os meus versos eram toscos e incautos em folhas de cadernos escolar,em papel de pão e até em paredes brancas do quarto.

Mas,com o passar do tempo abandonei as minhas garatujas,guardadas em um velho baú.Quem sabe,algum dia,não retorne a estas para rever aquele adolescente ingênuo e sem ideia de que o mundo iria transformá-lo no melhor que podia ser.

Mas enfim,deixei meus rabiscos e fui transar com as ideias dos poetas e escritores,que loucura foi essa época,dormia de dia,escrevia no ventre do silêncio da madrugada e sonhava muito perambulando acordado num mundo de palavras.

A vida traiçoeira nos empurra para outros desígnios.Ainda jovem,tentei o futebol na Portuguesa como goleiro.Mas um boy bom de bola à beça,aos 44 do segundo tempo,chutou rasteiro e indefensável no canto de meus sentimentos!

Depois disso,arrisquei outras paixões .Tentei o conúbio,na paixão daquela que era mãe solteira,mas nao vingou.E,por fim,tentei viajar numa religião côsmica mais pedi parada e desci antes da estação para embarcar em outra viagem!

Ao escrever está crônica,fui pesquisar no "pai dos burros ou inteligentes",as palavras 'microcéfalo' e 'autorretrato'. No novo acordo ortográfico , o título se escreve junto e com dois RR e não com um R como antes.

Já,a outra palavra em sentido figurado quer dizer:uma pessoa carente de inteligência ou um idiota.Eu nasci com um dom inato,mas hoje sou um poeta moderno da palavra,um poeta sem eira nem beira ,mas com bandeira...

Joelson Gomes da Silva
Enviado por Joelson Gomes da Silva em 24/04/2021
Reeditado em 14/05/2022
Código do texto: T7240167
Classificação de conteúdo: seguro