VIRA O SANTO

Vira o Santo foi o apelido que ganhou a minha cidade natal lá nas Minas Gerais. A justificativa para esse apelido, que ouvi algumas vezes não tem muita razão de ser.
Ouvi que em uma procissão na cidade, o padre não querendo sair da rua principal, quando chegou no final da rua deu a ordem: “Vira o Santo”. A verdade é que essa frase ficou famosa e a associaram à cidade.
Bem recentemente, conversando com uma pessoa que sabe muito mais de lá que eu, fiquei sabendo qual teria sido a razão do padre ter dado essa ordem, mas isso vou dizer mais no final.

Tenho um amigo de trabalho, que nasceu na cidade de Elói Mendes, em Minas. Conversávamos bastante, pois a minha cidade ficava no caminho que ele fazia para ir para a dele.
Falando para um cunhado que conhece bem a cidade desse meu amigo, fiquei sabendo que Elói Mendes tem o apelido de Mutuca, então quando encontrei esse meu amigo, comecei a bater no meu corpo, nos braços, nas pernas, dizendo: sai mutuca, sai mutuca. Ele percebeu a brincadeira e quis saber como eu tinha ficado sabendo do apelido.
Passado um bom tempo, perto de um ano talvez, ele chegou perto de mim e começou a dizer: vira o santo, vira o santo. Claro que entendi do que se tratava. Disse-me que um parente dele que reside na minha cidade contou a ele.
Somos os dois aposentados e nas vezes que coincide nos encontrarmos ele vem logo dizendo: vira o sando. Isso quando eu não digo antes: sai mutuca.
O que me contaram que teria gerado o apelido Vira o Santo para a cidade de Campestre, foi: a procissão estava indo por uma determinada rua quando foi chegando perto de uma senhora que tinha tomado umas cachaças e que estava toda a vontade sentada na calçada, mostrando pra todo mundo que não usava roupa nenhuma por baixo da saia. De certo o padre para não permitir que aquilo desviasse a atenção dos fiéis, determinou: Vira o Santo!! Assim a procissão retornou pela mesma rua e a cidade ganhou esse apelido.

(Mutuca é uma mosca muito incômoda)
JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 24/04/2021
Reeditado em 24/04/2021
Código do texto: T7239991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.