A CASA DA RUA 7

Série: pessoas & fatos

Quem conhece o centro nervoso da Guarulhos que ‘não para' um minuto sequer, para respirar o ar puro, vindo das árvores-irmãs na pequena pracinha do Rosário, deve ter dado fé de uma casa-sobrado ‘solitária’ disputando espaço com as lojas sempre cheias de gente no miolo da cidade gigante. A fachada, branca, agora é um tanto ‘rajada' devido a má conservação do imóvel – visivelmente abandonado – merecendo, pois, uma boa reforma, tanto por dentro quanto por fora.

Antes, pois, é preciso situar o leitor sobre onde fica a tal casa: na esquina da rua 7 de setembro que cruza a rua Capitão Gabriel, ambas 'super movimentadas' em dias da semana. A dita casinha está na mesma calçada de uma famosa pastelaria [não me lembro o nome] e da Inácio Modas (modista). O endereço é caro, em virtude da sua excelente localização. Foi, sem dúvida, um privilégio para quem morou ali. Guarda requintes de bom gosto. A enorme janela envidraçada, ‘redonda', chama-nos atenção abaixo da platibanda. Da pequena área, uma portinha tosca que, por certo, dá acesso à sala de visitas [ou coisa parecida]. Dois a três degraus nos levam até ela, passando pelo canteiro de ‘rosas em botão’, roubando a sombra acanhada no sopé do telhado. Em volta deste, isto é, do espaço destinado às plantas miúdas, uma mureta donde ‘qualquer um pode escalar', de um lado, apenas, da rua. A sua imagem é mórbida em razão da completa falta de zelo. Tudo está caindo os pedaços, no sentido literal da palavra. 'Esquecida', fita o azul do horizonte.

Conhecemos, 'por cima', a mini-mansão da rua 7, que foi morada do 1° Juiz de Paz da cidade de Guarulhos na década de 60. No salão nobre da OAB local, um retrato desta casa orna a parede, ensejando boas vindas ao cidadão que ali se assenta para esperar atendimento. Não sabemos, todavia, quem é ou quem são os donos atuais daquela preciosidade histórica. A bela propriedade, ‘que já foi mais bela', virou abrigo para lixo, trabalhos de macumba e ‘dormida' de mendigos.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 22/04/2021
Reeditado em 22/04/2021
Código do texto: T7238643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.