Eu sou Índio, Brasileiro e Humano

Onde está aquele povo que luta a mais de 500 anos, pelo seu espaço, pela sua vida, como indivíduo dentro do processo social.

Onde estão eles? Eles são considerados cidadãos?

Quando analisamos o processo histórico notamos que o Índio é esquecido, permanecendo nas bases subterrâneas do mundo contemporâneo, uma concepção trabalhada por José Murilo de Carvalho em sua obra “Os Bestializados”. Ao falar de Índio, estamos falando de seres humanos, não de animais irracionais. Eles pensam, buscam, falam e tem uma história para contar.

Devemos ver com outros olhos aqueles que contribuíram com a formação e estruturação do Brasil de hoje.

No decorrer desta longa história de processos contínuos, torna-se visível as características socioculturais dos diferentes povos formados dentro da sociedade brasileira, sob a ótica do relativismo, valorizando a questão da mestiçagem, que antes era depreciada e que em muitos momentos negou a contribuição do Índio nas relações sociais de ontem e de hoje.

Os Índios além de povos das florestas são seres humanos que tem por direito a cidadania.

Mas onde estão eles? Eles são considerados cidadãos?

Eis, uma das grandes questões para ser analisada na atualidade.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 20/04/2021
Reeditado em 20/04/2021
Código do texto: T7236870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.