As heroínas adolescentes

Existe uma ideia muito difundida por aí de que adolescente é "aborrescente'. Mas pior, que adolescente é uma espécie de marginal.
Já ouvi críticas às minhas histórias por colocar frases sensatas em bocas de adolescentes. Disseram-me que isso não era linguagem adolescente.
O que existe é uma espécie de preconceito segundo o qual na puberdade apenas se fala gíria, palavrão e piadas sujas, e que essa turma só se interessa por sexo libertino, rock pesado, drogas e funk.
Mas será isso verdade?
Curiosamente nos desenhos animados japoneses (os famosos "animês") os mais significativos exemplos de bondade, integridade, coragem, sabedoria, bons sentimentos, senso de justiça etc. são encontrados em garotas adolescentes e, em menos número, alguns rapazes. Mas especialmente as garotas: Usagi Tsukino, Hikaru Shidou, Kagura Tsuchimyia, Kagome Higurashi, Nausicaa do Vale do Vento, Kobato Hanato, Hojo Kuriko, Mashiro Blan, Anita King, Mika Seido e diversas outras.
Isso no Japão. Nos Estados Unidos existe a Kim Possible.
Além de toda essa integridade elas falam coisas significativas. E não é que falem difícil, mas falam bonito.
Ou seja, pelo menos muitos cartunistas valorizam adolescentes. E eu de forma alguma desprezo.




Imagens: Kagura Tsuchimyia (de Hajime Segawa, série Ga-Rei) e Kobato Hanato (da CLAMP, série Kobato)