Cuidem-se

A situação está muito complicada. Quem diz o contrário está fora da realidade ou, de alguma forma, mal intencionado. Os números oficiais são categóricos: o quadro de espalhamento viral e de colapso de UTIs é grave, crescente e ninguém sabe, ao certo, até onde isso pode piorar, quando retrocederá ou se pode se esticar até o início de maio ou inverno adentro. Só o isolamento social e a vacina, de fato, salvam vidas. O resto é dúvida e incerteza.

Devemos ter cuidado, analisar bem as notícias e desconfiar de tudo até a devida e insofismável confirmação de qualquer coisa lida. Estamos assistindo pelas redes sociais muitas pessoas conhecidas, queridas e amadas sendo acometidas ou abatidas por esse mal. Estamos vendo, também, muitas pessoas conhecidas, queridas e amadas recebendo a abençoada vacina. Infelizmente, as primeiras, ainda, em maior velocidade e quantidade do que as segundas.

É hora de tomar muito cuidado ante ao perigo extremo indicado pela bandeira preta do Distanciamento Social Controlado RS, hora de observar as recomendações das autoridades administrativas e sanitárias, hora de ficar em casa, de manter o distanciamento social, de usar máscara, de lavar as mãos e dessas coisas todas que vocês já sabem, enquanto se aguarda o momento da vacina protetora. E de manter a tranquilidade e a serenidade, eis que o vírus, mesmo em sua forte variante atual, não possui pernas e tampouco asas, não irá invadir a casa de ninguém por si mesmo.

Era isso que eu queria dizer pra vocês. Uma boa semana para todos. Cuidem-se. Fiquem em casa, fiquem com Deus.