"O mundo mergulhará em um pesadelo"

"Uma nova batalha começa."
"O mundo mergulhará em um pesadelo."
Estas frases estão no pequeno "trailer" de um minuto que se encontra no Youtube e se refere ao filme "Sailor Moon Eternal, the movie", primeiro épico de animação da história do cinema. A Parte 1 estreou nos cinemas japoneses no dia 8 de janeiro de 2021 e a Parte 2 deve estrear agora, em 11 de fevereiro.
A história se baseia nos mangás de Naoko Takeushi criados na década de 1990, o que torna tudo mais impressionante. Alguém duvida que o mundo mergulhou realmente num pesadelo? Naoko, também produtora da obra cinematográfica, foi sacerdotisa xintoista. Entretanto, existirá um paralelo entre esta saga e o Apocalipse?


Num passado longínquo Neherenia, a Rainha das Trevas, foi selada na Lua Morta e lá permaneceu por milênios. Um belo dia Usagi Tsukino (isto é, Sailor Moon, a Princesa da Lua Branca), com Mamoru Chiba e Chibiusa, foi assistir ao ar livre o eclipse solar. Sem que ela desconfiasse, aproveitando a sombra da Lua, Neherenia com o Circo Negro desceu à Terra. E agora, o pesadelo começou.
"Ai da Terra e do mar, porque desceu a vós o diabo, cheio de grande ira, sabendo que dispõe de pouco tempo." (Apocalipse 12,12)
Quem é Neherenia? Ela pode ser identificada como Lilith, personagem das lendas judaicas, um demônio feminino que habitaria o lado oculto da Lua. Em Sailor Moon, ela vem da Lua Nova ou Lua Morta, a Lua das Trevas. Possui o poder de penetrar nos ambientes através dos espelhos e dominar a mente humana por indução de pesadelos.
A história, além de épica, é altamente simbólica. A escuridão que se espalha. A doença misteriosa. A teia invisível que vai amortalhando o mundo (a internet?). A presença demoníaca por trás dos acontecimentos. A tentação que vem sobre o mundo inteiro.


(Neste magnífico quadro vemos Sailor Moon diante da Torre de Tóquio: protegendo a cidade e o mundo.)

Sailor Moon e suas companheiras representam a resistência da Luz e do Amor contra as forças do Mal. Elas também serão tentadas e terão de vencer a tentação.
Percebe-se na vinheta, que pode ser assistida pelo endereço abaixo, a beleza luminosa da animação, da mensagem. Só a Luz pode enfrentar o poder das Trevas. "Sailor Moon Eternal" é o filme do século e vem com uma mensagem importante de otimismo diante dos mais terríveis acontecimentos.

Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 2021.

https://youtu.be/o3TiN3S29rY