Analisando "Razões" - Mastruz com Leite

Sim caro leitor, eu voltei a fazer isso, pensei que morreria ali mas parece que não, depois de longas horas pesquisando dados estatísticos para um projeto da faculdade decidi entreter um pouco a mente escrevendo a minha análise dessa preciosidade do forró nordestino dessa querida banda do meu Ceará.

Canção composta pelo saudoso Ferreira Filho, produtor de grandes bandas de forró, o Mastruz com Leite surgiu em 1990 como uma empreitada do empresário cearense Emanuel Gurgel que ainda é dono de outras bandas de forró (é muito comum que essas bandas sejam tratadas como empresas mesmo sem integrantes físicos). Bem, cresci escutando forró e essa canção foi uma das que mais me marcou durante a infância e juventude, por isso decidi analisar essa obra aqui.

A organização vai ser um parágrafo para cada estrofe.

"Não quero mais saber de você

Por favor, não me procure mais

Já cansei de esperar por você

Sei que vou me arrepender

Mas não volto atrás'

Aqui vemos um eu lírico angustiado e nervoso, já cansou desse velho amor que o faz sofrer tanto, está na fase do velho chavão "Não me procure mais!", o engraçado é que quem fala isso é quem geralmente vai atrás do outro mas enfim, o eu lírico já se diz decidido, que cansou de esperar por esse amor e que novamente reforçando o segundo verso não vai voltar atrás mesmo sabendo que a dor da saudade vai fazer ele querer voltar.

"Não quero ouvir falar em você

Pra lembrar que um dia te amei

E chorar por você foi em vão

Por essas e outras razões

Vou tentar esquecer de você!"

Aqui vemos o eu lírico jorrando sua fúria para o exterior, não quer mais nenhum contato com essa pessoa, não quer nem lembrar mais dela, a típica fase de início da superação de um relacionamento ruim (que poucos superam). Ele fala que todo o choro, humilhação, sofrimento por sua amada foi em vão, que nada disso ia surtir no efeito desejado que era ver o seu amor em seus braços e decido afirma: "Vou tentar esquecer de você!".

Esse autoengano...

"Se um dia você descobrir

O que é o amor

Se sofrer, Se chorar

Eu queria estar

Ao teu lado

Só pra te falar

Como é ruim a gente amar

Sem ser amado!"

Agora é a parte pesada, esse refrão dolorido da peste. Basicamente o eu lírico repete aquela velha atitude de um inconformado amoroso, meio que em tom de ameaça até deseja o mal para a amada, que um dia ela sinta toda aquela dor que ele sentiu e que se sentiria bem se estivesse lá do lado dela pra falar um "Viu, tá tomando do próprio remédio!", enfim, essa parte maluca que a gente passa em uma desilusão amorosa.

A música é bem curta e basicamente repete a letra duas vezes, mas isso não tira o brilho dessa joia.

No caso, o eu lírico está passando pelo início de uma decepção amorosa, aquela fase em que a dor e o ódio se misturam e a mente fica toda bagunçada, para muitos é o momento onde a vida se mostra ser complicada. Os psicólogos comparam a dor de uma desilusão amorosa com a dor da perca de um ente (isso com a dor da morte mesmo), até que faz sentido visto que ambos passam por fases emocionais bem semelhantes, o que importa tirar disso tudo é que a dor também faz parte da vida e temos que conviver com ela da melhor forma possível, não estou falando para abraçar a dor mas sim para aprender a enfrentá-la, pois só assim a gente saí não ileso mas vivo disso tudo.

Até a próxima vez que eu decida escrever algo por aqui!