2021 – um novo tempo!
Queridos leitores, depois de um ano tão conturbado, cheio de medos e incertezas, dor e impotência diante de tantas mortes, estamos iniciando um novo ciclo na história da humanidade: o ano de 2021. Estamos entrando neste ano novo com o coração cheio de esperança: esperança em dias melhores, em imunizações, em vida, esperança em Deus. Almejamos um ano mais colorido, com encontros e abraços. Dizem que a vida tem a cor que se pinta. Então, mesmo se literalmente ela não estiver tão matizada, convido o leitor para, retomando o Natal do Menino Jesus, colorirmos a vida com as cores do advento.
Sabemos que há várias opções de cores para se montar a “coroa do advento”. Em nossa paróquia, ela é formada por uma vela verde, uma vermelha, uma rosa e a outra branca. Cada uma delas traz, além da cor, ou por causa da cor, uma mensagem para nossa reflexão. E não é apenas para o tempo do Natal. Podemos, sim, nos orientarmos por elas o ano todo. Ainda mais agora, em 2021, que estamos todos ansiosos e com muitas expectativas. Tempo em que estamos dando passos em busca da cura, em busca da paz.
A cor da vida
Façamos força para colorir a vida em 2021. Não só a nossa, mas de tantos quantos formos capazes. Acendamos a vela verde. Ela representa a esperança trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias. É a espera pelo Salvador, a esperança renovada com a vinda do Príncipe da Paz. Essa é nossa melhor arma: a esperança. Acreditar que, mesmo em meio a tantos reveses, Jesus, que chegou no Natal, estará sempre conosco, jamais nos abandonará. É com Ele – e de braços dados com os irmãos – que enfrentaremos cada obstáculo que encontrarmos no caminho.
Com o coração cheio de esperança, vamos acender a vela vermelha. É o vermelho do sangue dos mártires, em especial João Batista, que anunciou a chegada do Messias. Mas, acima de tudo, representa o amor de Deus pela humanidade. É agarrado a esse amor que pinta de vermelho nossa vida que precisamos dar passos mais retos neste ano. O vermelho, a cor do coração, também representa força. É isso que devemos pedir a Deus: força para suportar as dificuldades sem desanimar ou sem parar na beira do caminho.
Continuando nossa aquarela, acendamos a vela rosa, que nos lembra de nossa atitude de vigilância, à espera do Senhor que virá. Ela representa também a alegria da chegada do Senhor, que se aproxima cada vez mais. Espalhemos o rosa nos caminhos por onde passarmos, espalhemos a alegria de sermos filhos e filhas de um Deus que é amor. Mesmo nas encruzilhadas da vida, nos momentos de dor e desânimo, alegremo-nos, pois Ele está sempre perto, segurando-nos pelas mãos. Alegremo-nos, pois, no Senhor.
Por fim, acendamos a vela branca, que representa a pureza e a luz que vem da Virgem Maria, na chegada de seu filho O Messias. Representa também a paz e a justiça pregada pelos profetas. Todos nós somos amados por Deus, somos preciosos aos olhos do Criador, portanto somos todos iguais e merecemos ser tratados com amor. O mesmo amor com que Ele envolve cada um de nós. Por isso sejamos nós os profetas de hoje: espalhemos o branco da paz e lutemos para que haja mais justiça entre nós.
Façamos, pois, da vida, uma aquarela, espalhando essas e outras cores ao nosso redor. Cada cor represente nossa crença em dias melhores, nossa confiança em Deus, nosso compromisso com a formação de um mundo mais humano, nossa fé, nossa esperança. Um feliz e colorido 2021 para você, querido leitor.
luisagarbazza@hotmail.com