És de grupo de risco? Fique em casa!

Se tu pertences a algum dos grupos de risco dessa pandemia, fique em casa, não saia, exceto em situações de extrema necessidade, tipo de vida ou morte, porque ficar em casa é, no momento, a única forma mais segura de preservar sua vida. Qual o motivo de eu te dar esse conselho?

Estás acompanhando, tu, morador da Região Carbonífera e integrante dos grupos de risco, as notícias sobre a pandemia, não é mesmo? Algumas delas: hospitais ontem com 100% de ocupação de leitos aqui na região, sistema de saúde em colapso em Caxias do Sul, 82% dos leitos de UTI no Rio Grande do Sul ocupados, regiões de Pelotas e Bagé em bandeira preta. E é essa última notícia que indica a possibilidade de um futuro terrível para as pessoas dos grupos de risco.

Explico: a bandeira preta do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado significa alto risco de contágio na região, aumento de casos e de óbitos e, o mais trágico, nível crítico ou total de ocupação hospitalar. O que isso significa? Que quem for acometido por Covid-19 não terá onde ser tratado ou terá que ser conduzido para muito longe para tal. E, pior que isso, com o sistema lotado, os médicos terão de escolher quem tratar, ou seja, escolherão uns e deixarão outros na fila de espera...

E sabe quem sobrará? Tu mesmo, pessoa do grupo risco. Ao contrário da vacinação, onde terás prioridade, no atendimento hospitalar serás preterido, na situação do sistema colapsar. É o protocolo que foi e vem sendo utilizado em países onde o drama da pandemia chegou a esse ponto - a Itália foi um desses casos -, caminho que o Rio Grande, os números indicam, está trilhando, no momento. Tu serás preterido porque, entre duas pessoas doentes em estado grave, correndo risco de vida, optar-se-á pela que apresentar maiores possibilidades de reagir ao tratamento e ser salva. E, no teu caso, por ser grupo de risco, mesmo necessitando mais do tratamento, será deixado na fila para se priorizar, por exemplo, um rapaz ou uma moça na faixa dos 30 anos que apresente um quadro de mesma gravidade que o teu. Entendeu?

Então, por isso eu te digo, pessoa do grupo de risco: FIQUE EM CASA, EVITE RECEBER VISITAS, USE MÁSCARA e OBSERVE O DISTANCIAMENTO SOCIAL. O fato de estarmos quase no verão e o Rio Grande estar passando por seu pior momento nesta pandemia indica que, mais que a estação do ano, o que determina o grau de espalhamento viral é mesmo o comportamento das pessoas. Estamos às vésperas do Natal e do Ano Novo e as pessoas estarão inevitavel e infelizmente circulando mais, o que será ruim para todos e péssimo para ti. Não vá em festas onde haverá aglomeração de pessoas que circulam pelas ruas a trabalho ou por outro motivo. Naturalmente já seria muito perigoso pra ti, mesmo numa situação onde exista vaga para tu seres hospitalizado e tratado. Por esses dias, então, Deus do Céu!

Hoje, às 18 horas, o governo estadual divulgará um novo Mapa do Distanciamento Controlado. Confira como a situação estará evoluindo no estado, agravando-se ou não. E cuide-se, cuide-se bastante, pois a possibilidade de estares por aqui no Natal de 2021 e na entrada de 2022 depende muito disso. 

Um bom final de semana, fique com Deus.