Medalha Brizola ao presidente Bolsonaro !?!?!?

Um desrespeito, um deboche, uma afronta e um escárnio à memória política de Leonel de Moura Brizola, grande defensor da democracia, personalidade da centro-esquerda mundial e exilado político em 1964, nomear uma condecoração oferecida ao presidente Jair Bolsonaro, político de extrema-direita e herdeiro político autodeclarado do regime militar. Uma barbaridade e um absurdo isso!

Pois o senhor José Carlos Leal, vereador do PSDB de Queimados - RJ, se aprecia o trabalho do atual Presidente da República - que possuiu seu domicílio eleitoral no Rio de Janeiro -, tem todo o direito de homenageá-lo, mas que fizesse isso sem insultar o legado de Brizola. Não teria uma outra condecoração para tal? Nomear uma rua, avenida ou praça da cidade? Seus pares no Legislativo de Queimados não pensaram que podem sair com os filmes queimados, tal a óbvia repercussão negativa?

Os netos do ex-governador gaúcho e carioca, a deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS) e o vereador Leonel Brizola Neto (PSol - RJ), fizeram justos e contundentes repúdios em suas redes sociais, manifestando indignação quanto ao fato desmerecedor da biografia política do avô. Juliana se manifestou dizendo: "Enquanto Brizola combatia os filhotes da ditadura, Bolsonaro tem como herói o torturador Ustra." Já Brizola Neto afirmou ser "incrível o nível baixíssimo de conhecimento histórico que presenciamos. Essa homenagem é mais uma prova da miséria política e cultural na qual vivemos. Lamentável!".

Brizola, o criador do "socialismo moreno", abrasileirado, defensor de legalidade democrática em 1961, nomeando medalha para a extrema-direita militarista e neoliberal pró 1964. Inadmissível isso. Penso que todo parlamentar tem o sagrado direito democrático de indicar homenagem para quem quer que seja dentro do espectro político que julgue merecedor de tal, mas isso, assim, desse jeito, não. Vamos respeitar a história das pessoas para termos igualmente respeitadas a nossa e a das pessoas que admiramos.